26 de julho | 2020

Tereos desenvolve ação para reduzir e reutilizar água em processos industriais

Compartilhe:

Empresa investiu mais de R$ 1,3 milhão
no Projeto G.O.T.A; iniciativa acontece
nas sete unidades do Grupo e reduzirá
a aplicação dos recursos hídricos
para 0,50 m³ de água por
tonelada de cana processada até 2024.

A Tereos desenvolveu o Projeto G.O.T.A – Gerenciamento, Otimização e Tratamento de Água. A iniciativa surgiu em agosto de 2019 e já está implementada nas sete unidades de açúcar e energia do Grupo no Brasil. O objetivo do projeto é controlar e diminuir o volume de água utilizada em todos os processos das plantas, além de transformar toda água residual do processo para ser reutilizada em outras áreas. Além da economia gerada, o G.O.T.A possibilita a diminuição da captação do recurso dos rios e poços e retorno da água à natureza livre de qualquer impureza.

Segundo André Tebaldi, gerente de Sustentabili­dade e Meio Ambiente da Tereos, com o projeto o Grupo deve utilizar 0,50 metros cúbicos (m³) de água por tonelada de cana processada até 2024 e será o pioneiro na gestão dos recursos hídricos de forma digital, atuando em pilares da sustent­abilidade e pensando nas gerações futuras. 

“Utilização
de ideias
de todas
as pessoas
envolvidas
no processo”.

A primeira ação do Projeto G.O.T.A foi criar um Comitê em cada unidade com a participação de colaboradores de todas as áreas. “Em reuniões mensais, com um conceito de gestão e foco, levamos ao time este assunto tão importante, o nosso recurso hídrico. Nos encontros utilizamos as forças e ideias de todas as pessoas envolvidas no processo para criarmos soluções para reaproveitar nossas águas e efluentes”, explica Tebaldi.

O volume que é devolvido à natureza será mais assertivo a partir do momento que a empresa implantar todo o processo, ou seja, medir as entradas e saídas. “Com este projeto iremos aproveitar ao máximo nossas águas nobres (condensadas) para que o nosso descarte seja o menor possível. Hoje, esse descarte é feito juntamente com a fertirrigação (vinhaça + água residual). O uso da água residuária com a vinhaça é feito dentro das regulamentações aplicáveis. Todos os efluentes sanitários, em todas as unidades, são tratados antes do lançamento nos rios”, finaliza Tebaldi.

 “Tereos recupera
nascentes”.

A Tereos já ajudou também a recuperar cinco nascentes no Noroeste do Estado de São Paulo e está trabalhando para recuperar mais duas. Essa recuperação faz parte do projeto Olhos D’Água e tem como plano, entre outras ações, o reflorestamento de áreas de nascentes para dar condições favoráveis ao solo para infiltração da água da chuva, acarretando a melhoria de sua qualidade e aumento da quantidade de água para aquele local.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas