07 de janeiro | 2013

Tempestade com ventos de 50 km por hora em Olímpia tem destaque nacional na Rede Globo de Televisão

Compartilhe:

Embora com alguns dados controversos, o temporal classificado como tempestade pelo sargento Haroldo Fioramonte Filho, do Corpo de Bombeiros de Olímpia, registrado no final da tarde e início da noite da sexta-feira da semana passada, dia 4, acabou ganhando destaque em rede nacional da TV Globo. Matérias a respeito do fato foram mostradas no dia seguinte, como matérias do Jornal Hoje e Jornal Nacional.

A informação conta que em Olímpia, no interior de São Paulo, uma chuva de granizo de 45 minutos deixou os moradores assustados. As pequenas pedras de gelo e os ventos de até 50 km/h derrubaram várias árvores e telhados.

Ninguém se feriu. Mas a emissora divulgou que foram 45 minutos de chuva forte e muitos estragos. Além da forte chuva houve também tempestade de granizo e ventos de até 50 km/h, o que deixaram os moradores assustados e um rastro de destruição.

A força do vento arrancou todo o telhado de uma oficina. O dono estava sozinho na hora do vendaval e por pouco não foi atingido. “Saí da oficina e o vento arrancou tudo na mesma hora. Se eu tivesse ficado dentro eu teria me machucado, foi tudo muito de repente”, afirma o mecânico Kendi Tokunaga.

Por toda a cidade galhos e árvores caídos. Os bombeiros tiveram muito trabalho para fazer a retirada. Em uma lanchonete, a tenda montada para abrigar os clientes foi levada pelo vento. A grade que segurava a estrutura ficou toda retorcida.

No bairro São Benedito, houve vários pontos de alagamento. A casa de um dos moradores foi invadida pela água. “Toda vez que chove entra água na casa. Sempre que chove sabemos que vai ter problema”, afirma o aposentado Pedro Araújo.

Entretanto, segundo o sargento Fioramente, foram cerca de 20 minutos de chuva mais intensa e no total teria chovido aproximadamente 40 milímetros. A tempestade atingiu o lado oeste da cidade numa faixa que atravessou de norte a sul causando mitos estragos.

O temporal acabou atrapalhando até uma operação financeira que estava sendo realizada na agência do Banco do Brasil da Rua 9 de Julho. O caixa eletrônico chegou a registrar a operação, mas não liberou o dinheiro.

Isso porque, segundo consta na Delegacia de Polícia, Adelaide Luiza Peres Botta, de 65 anos, estava sacando dinheiro no caixa eletrônico quando ocorreu um estrondo, provavelmente oriundo de um raio.

Outro fato foi registrado também na Rua 9 de Julho, número 496, no centro. Estefânia  Beatriz Sicilini Denadai, de 44 anos, relatou que 4 vigas existentes na sua empresa de preparo de alimentos não resistiram a força do vento fazendo com que o forro do teto desabasse. Houve prejuízos materiais.

E outra ocorrência que chamou a atenção foi na Avenida Harry Giannicchini, número 266, no Jardim Toledo. A cobertura metálica de um barracão teria saído inteira e atingido o veículo Gol que petence a Priscila Silva de Lima Zuim, de 27 anos, que estava estacionado em frente a uma fábrica de sorvetes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas