23 de março | 2023

Semana de Mobilização promove ações preventivas contra a dengue em Olímpia

Compartilhe:

Com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e também do combate a escorpiões, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde e dos setores de Endemias e Controle de Vetores, está realizando de 20 a 25 de março, a Semana Estadual de Mobilização contra a dengue e arboviroses.

Iniciativa do Governo do Estado, a Semana visa engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção das doenças, com foco especial no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas arboviroses.

Além disso, a mobilização visa também reduzir as chances de que a população sofra acidentes com escorpiões que, assim como o Aedes, podem se proliferar com maior facilidade no período de chuvas.

Associada à mobilização, nesta semana, os agentes de Controle de Endemias estão intensificando as visitas a residências e outros imóveis da Estância Turística de Olímpia, a fim de fazer busca ativa para eliminar possíveis criadouros.

Além das visitas, os agentes também realizaram palestras nas escolas municipais, Dona Benta e Terezinha, com o intuito de despertar a consciência para que as crianças se tornem multiplicadoras dos cuidados e reforcem a proteção dentro de casa. Os alunos da EMEB Dona Benta fizeram ainda passeata nas adjacências do bairro e entregaram panfletos para os moradores.

Para finalizar a Semana, no sábado, dia 25, os agentes estarão na Praça Rui Barbosa, das 08h às 12h, participando da ação em referência ao Dia Mundial da Água, em parceria com a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, orientando a população sobre os riscos do acúmulo de água e os cuidados contra a dengue e escorpião.

Em 2023, foram registradas no município 393 notificações, sendo 26 casos confirmados de dengue. Vale ressaltar a importância da colaboração de todos os munícipes nesta época do ano, para que façam a devida limpeza nos seus quintais e residências, não deixando água parada.

Em caso de identificar focos de dengue ou escorpião, o morador pode entrar em contato com o setor de Controle de Endemias pelo telefone (17) 3281-2879. Já para denúncias sobre terrenos sujos ou com mato alto, a orientação é para que a demanda seja registrada via Ouvidoria, pelo 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br para que o setor responsável tome as devidas providências.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas