05 de agosto | 2012

Saúde registra cerca de 20 casos de diarréia por semana

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde está registrando 20 casos de diarréia aproximadamente por semana em Olímpia. A informação foi divulgada na quarta-feira da semana passada, dia 25, pela diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Bressane Dias. A preocupação, segundo ela deixou claro, era com o trabalho preventivo principalmente durante a semana do 48.º Festival Nacional do Folclore (Fefol).

“As medidas preventivas são praticamente as mesmas da gripe suína. Lavar bem as mãos, ter muito cuidado no manuseio dos alimentos e até mesmo com a alimentação”, explicou durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade.

Entretanto, ela considera que é normal a média de entre 15 e 20 casos por semana. Mas alerta que em período de alta temporada, principalmente no verão, que se refere aos meses de dezembro e de janeiro, o quadro pode subir para até 80 casos semanais.

Mas avisa também que nem sempre se contrai diarréia através da alimentação consumida. “Ela pode se manifestar pelo vento, se for virótica”, acrescentou.

Alias, durante a semana a preocupação foi com a gripe A H1N1, a chamada Gripe Suína. Por isso medidas preventivas foram aplicadas no próprio recinto do festival. “A situação está tranquila, estável, mas nós nos preocupamos em organizar as medidas preventivas”, observou.

 “A orientação que passamos durante o festival foi a de que se alguém estivesse gripado que evitasse o contato com o outro, que usasse lenço quando fosse espirrar e as medidas de higiene (pessoal) de praxe”, contou.

De acordo com Bressane Dias, o vírus da gripe suína pode sobreviver a até três dias fora do organismo humano e se transmite através de contato superficial. Uma vez infectada a pessoa pode passar a gripe para outra a partir do sexto dia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas