11 de junho | 2017
Saúde local tem quase 7 mil pacientes à espera por exames
Em razão da própria desestruturação que o setor da saúde pública passou principalmente a partir das duas administrações do ex-prefeito Eugênio José Zuliani, e confirmando todas as situações e reclamações que vêm sendo registradas por esta Folha durante os últimos anos, agora surge a informação de que a Secretaria Municipal de Saúde tem quase sete mil pacientes à espera por exames clínicos para solucionarem seus problemas de saúde.
Para se ter uma ideia, de acordo com a secretária Sandra Regina de Lima (foto), em uma cidade que tinha inclusive um Hospital do Olho em pleno funcionamento anexo à Santa Casa, estão atrasados até exames oftalmológicos. A fila chega a solicitações feitas ainda em 2014.
No total, são 6.871 exames que estão reprimidos por falta de uma melhor estrutura para realiza-los. Estão inclusos neste valor os exames de: oftalmologia, ultrassonografia, cintilografia, ressonância, ecocardiograma, holter (aparelho portátil que faz a monitoração do ritmo cardíaco durante o exercício das funções normais do indivíduo em um período de 24 a 48 horas), mapa (monitoramento da pressão arterial), teste ergométrico (esteira), endoscopia e colonoscopia.
A solução depende da contratação dos serviços específicos: “fizemos um levantamento geral da demanda reprimida e a mensal de exames e estamos em fase de processo licitatório. Enquanto aguardamos o processo licitatório, as demandas que chegam estão sendo atendidas, mas como as vagas nos locais que fazem os exames (por exemplo, AME de Barretos) não são suficientes, geram uma lista de espera, o que pretendemos amenizar com a contratação destes exames por licitação, que estão em fase de publicação de edital de pregão”.
Conforme a informação da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com o levantamento realizado há alguns exames desde 2014, mas a maioria é de 2016.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!