01 de setembro | 2013

Saúde confirma caso de raiva em morcego em 2012

Compartilhe:

O interlocutor do Programa de Prevenção da Raiva e Chefe do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia, veterinário Sérgio Mendes, confirmou nesta semana que foi registrado um caso de raiva em morcego no ano de 2012 e que há riscos de contaminações em cães e gatos da cidade.

“Aqui em Olímpia nós tivemos o caso de um morcego no bairro da Vila Cizoto em 2012. A gente colheu amostras e o morcego deu positivo. Ou seja, nós temos no município de Olímpia a circulação viral”, disse.

A informação se deu no início da tarde da quinta-feira, dia 29, durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade. Segundo ele, o vírus da raiva está circulando no Estado de São Paulo – através do morcego, inclusive. Não pode deixar entrar em casa – a raiva não tem cura.

Por isso, avisa que é importante vacinar os cães e gastos. No caso do gato, por exemplo, se ele vir o morcego doente com vírus da raiva ele vai entrar em contato – vai capturar esse morcego e pode ser contaminado e transmitir para a família. “Co­mo se evita isso? Pelo simples fato da vacinação”, explica.

O veterinário explicou também que mesmo um morcego que não seja hematófago ele pode ser contaminado pela raiva. Quer dizer, um morcego po­de lamber o outro e haver a trans­missão do vírus da raiva.

Uma precaução com os morcegos, que têm hábitos noturnos e saem para voar a noite, é fechar todos os acessos a casa, principalmente para evitar que façam moradia sobre a laje da casa e impedir que o morcego conviva no ambiente. A raiva é uma doença que acomete os mamíferos e por isso pode ser transmitida ao ser humano.

CAMPANHA

A Secretaria de Saúde de Olím­pia realiza entre os dias 31 de a­gosto e 08 de setembro, a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. A campanha tem por objetivo vacinar todos os cães e gatos do município, incluindo os distritos de Baguaçú e Ribeiro dos Santos, e bairros rurais.

A raiva é uma doença mortal, tanto para animais quanto para os humanos. “A adesão da população é muito importante e a melhor forma de prevenção ainda é a vacina. Cães e gatos a partir dos 3 meses de idade devem ser vacinados contra a raiva todos os anos, incluindo animais lactantes, pre­nhas ou em período reprodutivo”, avisa Sérgio Mendes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas