22 de agosto | 2021

Sanção da RM de Rio Preto acaba com especulações sobre Geninho ser contra inclusão de Olímpia e Severínia

Compartilhe:

 

O governo do estado de São Paulo encaminhou convite para o prefeito Fernando Cunha para sanção da Região Metropolitana de Rio Preto nesta terça (23) às 12 horas. Olímpia e Severínia foram inclusas nesta região por emenda, mas com forte pressão de Barretos para que fosse vetada pelo governador.


A promulgação da lei que cria a futura região metropolitana de São José do Rio Preto nesta terça-feira (24) pelo governador do Estado João Doria, com a presença de prefeitos em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, deverá colocar um fim na polêmica e na especulação de que o deputado federal e ex-prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, estaria trabalhando para que a inclusão de Olímpia e Severínia na RM por emenda na Alesp, fosse vetada pela governador João Dória.

A expectativa foi criada na mesma semana em que foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo, quando a imprensa e até vereadores de Barretos começaram uma campanha para que Olímpia ficasse, na marra, na região de Barretos.

JORNAL DE BARRETOS PUBLICOU
QUE GENINHO ERA CONTRA OLÍMPIA

Um jornal da cidade chegou a publicar que o deputado federal Geninho Zuliani, que já foi prefeito de Olímpia, estaria a favor da luta ditatorial daquela cidade. Outros veículos chegaram a noticiar que pressão política estaria sendo feita para que o veto de Dória fosse viabilizado, inclusive dando o fato como concreto.

Com o recebimento do convite pelo prefeito Fernando Cunha do governo para participar da solenidade que acontece no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira, 24, às 12 horas, esta expectativa foi amenizada, pois os políticos locais acreditam que Cunha não seria convidado se Olímpia fosse retirada pelo governador da Região Metropolitana de Rio Preto.

PREFEITO CONFIRMOU
PRESENÇA NA SOLENIDADE

O prefeito de Olímpia Fernando Cunha já confirmou presença à solenidade.

O convite aos prefeitos foi encaminhado na segunda-feira (23) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi.

Os 37 municípios da região inclusos na RM de Rio Preto, são: Adolfo, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Segundo o convite enviado aos prefeitos, o governador sancionará, ainda, Metropolitana de Piracicaba.

Olímpia e Severínia estão inclusos nessa RM de Rio Preto, a contragosto da Região Administrativa de Barretos, através do prefeito Edinho Araújo (MDB) durante audiência pública que debateu o projeto e contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SERÁ CRIADO

Será criado o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Rio Preto. O colegiado, formado por prefeitos e técnicos estaduais, ficará responsável pelo planejamento e o uso do solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes e lazer; e turismo.

Além disso, com a aprovação do projeto, o Poder Executivo ficará autorizado a criar um Fundo de Desenvolvimento para dar suporte financeiro às ações propostas pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Rio Preto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas