01 de junho | 2022

Rio Preto volta a exigir máscaras em locais fechados. Olímpia vai se reunir com a Saúde

Compartilhe:

 

Olímpia deve confirmar na sexta-feira número crescente de casos. Consultórios médicos, UPA e pronto atendimentos voltam a ficar lotados de pacientes com suspeita de covid.
Jornalista da Folha e âncora do Cidade em Destaque foi confirmado com Covid-19.

Último programa Cidade em Destaque foi na sexta-feira, 27 e pode voltar na segunda-feira, 6


A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) publicou esta semana decreto obrigando o uso de máscaras em ambientes fechados desta quarta-feira (1º). Em Olímpia, o prefeito vai aguardar uma reunião com integrantes da Saúde local, nos próximos dias, para ver se toma medida semelhante, seguindo ou não a recomendação feita pelo governo do Estado.

Segundo o Executivo de Rio Preto, a medida foi tomada por conta do aumento no número de casos positivos de Covid-19. Ao todo, 3.733 moradores foram diagnosticados com a doença desde o dia 18 de maio. A média móvel de casos também aumentou nos últimos treze dias.

“A volta da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados foi a opção que tivemos diante do exponencial aumento de casos verificado nos últimos 14 dias. Também precisamos da colaboração de todos para ampliar nossos índices de vacinação que estão em queda preocupante”, disse o secretário de Saúde, Aldenis Borim.

NOVOS NÚMEROS
DA COVID NA SEXTA-FEIRA

Em Olímpia, um novo balanço com os números deve sair na sexta-feira, 03. Na sexta passada, 27, foram registrados 99 casos positivos de infecção com o novo coronavírus.

O número real, no entanto, é muito maior, já que dentro da chamada subnotificação e dos casos leves que as pessoas nem chegam a fazer exames está a utilização do chamado autoteste, em que a pessoa compra o teste na farmácia e faz o próprio exame sem notificar a saúde.

No mês de maio, Olímpia registrou 158 casos, mais da metade na ultima semana do mês, com uma média de 5,9 casos por dia. Foram 4 casos no dia 06; 29 no dia 13; 26 no dia 20; e 99 na sexta-feira, dia 27. Em uma semana, o aumento foi de 296 por cento.

OUTRAS CIDADES DA REGIÃO
TAMBÉM VOLTARAM A EXIGIR MÁSCARA

Ainda segundo a prefeitura de Rio Preto, no caso daquele município, aglomerações que proporcionam a propagação do vírus devem ser evitadas. A exigência da disponibilização de álcool em gel segue mantida nos estabelecimentos e repartições públicas.

Além de Rio Preto, outras cidades publicaram decretos sobre a retomada do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.

Em Guapiaçu, Altair e Glicério (SP), o item de segurança voltou a ser obrigatório nos estabelecimentos de ensino, comércio em geral, instituições e igrejas.

Já em Cedral, Icém, Tabapuã, Tanabi, Ariranha, Bálsamo, Adolfo, Bady Bassitt e José Bonifácio (SP), existe uma recomendação para que os moradores e alunos usem a máscara contra a Covid-19.

PROGRAMA CIDADE
EM DESTAQUE FORA DO AR

Em razão de um de seus âncoras ter sido acometido pela doença, o programa Cidade em Destaque, pelo Youtube e Facebook e que é transmitido pela Rádio Cidade, 98,7 Mhz, ficou fora do ar durante toda a semana.

O jornalista José Antônio Arantes, teve confirmado como infectado pelo novo coronavírus em exame realizado na manhã de segunda-feira “30.05”, ficando em período de quarentena até sábado, 04.

A também âncora do programa, Bruna Silva Arantes, embora não tenha sido confirmada com o vírus, também foi obrigada a cumprir o período de quarentena.

O jornalista passou por avaliação médica na tarde de terça-feira onde foi constatada ligeira infecção no pulmão, sendo administrados os remédios necessários de imediato.

ESTADO DE SAÚDE ESTÁVEL

O estado de saúde do jornalista está estável, tendo como sintomas uma forte tosse, mal estar e secreção tamponando as narinas, que estão sendo controladas com remédios. O jornalista está sendo assistido pelos médicos Fábio Martinez, Luiza Mazolla e Octávio Lopes Ferraz Sobrinho.

Arantes está convalescendo em sua casa e a outra âncora, Bruna Silva Arantes Savegnago, assim como outros membros de sua família, segue em isolamento em sua residência até passar o período de contaminação.

O Programa “Cidade em Destaque”, se tudo der certo, voltará ao ar na segunda-feira, 06, pelo Facebook, Youtube e pela Rádio Cidade, a partir das 11 horas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas