23 de dezembro | 2023

Retrospectiva 2023: Os fatos que marcaram Olímpia durante o ano

Compartilhe:

Nesta edição, o leitor poderá rever um resumo dos principais fatos que marcaram o ano de 2023 em todos os setores. Dois, no entanto, foram os mais destacados: Política e Polícia. Na polícia, os fatos mais marcantes foram:

“Rapaz sobrevive após pular da sacada da delegacia de Olímpia”.

“Caso José Antônio Daroz: 11 dias de mistério e esperança”.

“Possível abuso da polícia em morte de motoqueiro repercutiu na região”.

“Morte no Motel pode ter sido o único homicídio do ano”.

Os destaques na educação, de uma forma ou de outra, também poderiam figurar no noticiário policial. “Fakes de atentados nas escolas causaram pânico na população”. E “Morte súbita de aluno de 14 anos agitou a educação em novembro”.

Mas ainda teve mais violência: o caso de agressão de Karina por seguranças no Viva+ Festival mostrou fragilidade da segurança em grandes eventos. Mas a bomba final foi a pesquisa do Instituto Sou da Paz classificando Olímpia como a pior da região no índice de violência e a quarta do Estado em casos de estupro.

Uma notícia, no entanto, figurou nas páginas do jornal em várias edições no decorrer do ano: o caso do locutor de rodeios de Olímpia que foi preso nos atentados de 8 de janeiro em Brasília e solto quase dois meses depois pelo Ministro Alexandre de Moraes.

Veja a retrospectiva 2023 abaixo:

 

 

Locutor de Rodeios de Olímpia foi preso nos atentados de 8 de janeiro em Brasília

 

OLÍMPIA NO ATENTADO EM BRASÍLIA!
Morador de Olímpia ficou preso mais de dois meses na Papuda em Brasília. Jonatas foi preso no início de janeiro e liberado pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 16 de março.

 

Na retrospectiva política de 2023, um dos casos que se destacou desde o início do ano foi a participação do jovem olimpiense Jonatas Henrique Pimenta nos atentados aos três poderes de 8 de janeiro em Brasília. Sua prisão e subsequente liberação e o aguardar do julgamento foram notícia da imprensa regional durante todo o ano.

Jonatas, locutor de rodeios de Olímpia, foi preso em flagrante durante os ataques que danificaram as sedes dos três poderes na capital federal. Após mais de dois meses detido na Papuda, em Brasília, ele foi liberado pelo Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 16 de março. A decisão de Moraes levou em consideração que Jonatas, sendo réu primário, não representaria risco à sociedade e não atrapalharia as investigações em andamento.

CONDIÇÕES DA LIBERAÇÃO

Como parte das condições para sua liberação, Jonatas teria sido obrigado a se apresentar na justiça da Comarca de Olímpia e a usar tornozeleira eletrônica. A maioria dos outros indivíduos soltos antes dele não tinha provas concretas de participação direta na destruição dos prédios públicos, mas apenas em movimentos na frente do exército em Brasília.

Jonatas gravou e postou vídeos na internet, um mostrando sua chegada em Brasília onde diz ter ido acompanhado do ex-vereador Primo Gerolim, e outro durante os atos terroristas. Esses vídeos foram cruciais para estabelecer seu envolvimento direto nos eventos.

Atualmente, Jonatas aguarda julgamento e o seu caso continua a ser um ponto de interesse em Olímpia e no cenário político nacional, refletindo as consequências legais e sociais dos ataques de janeiro.

 

Bomba de final de ano: Olímpia é a quarta em casos de estupro

VIOLÊNCIA QUE MANCHA A VIDA!
No caso de Olímpia, segundo profissionais da área o abuso infantil é predominante. Aumento vertiginoso de casos de estupro faz Olímpia ser a cidade mais violenta da região Noroeste do Estado.

Um notícia preocupante veio à tona quase no apagar das luzes de 2023: Olímpia é a quarta do Estado em casos de estupro, ficando atrás apenas de três cidade litorâneas. A divulgação de dados pelo Instituto Sou da Paz no início de dezembro, colocando a cidade entre as piores do Estado de São Paulo em índice de estupro, acabou gerando preocupação na população e destacando a necessidade de medidas eficazes de combate e prevenção.

O Instituto Sou da Paz revelou que Olímpia atingiu um índice de 31,83 em crimes de estupro em 2022, um aumento de cerca de 62% em relação a 2021. Este índice coloca a cidade à frente de grandes centros urbanos como São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. Além disso, Olímpia se destaca negativamente na região noroeste, sendo considerada a mais violenta em termos de crimes violentos.

O estudo do Instituto Sou da Paz mostra um aumento na exposição aos crimes violentos na maioria dos municípios paulistas avaliados. Olímpia, em particular, viu um aumento significativo nos crimes contra a dignidade sexual, alcançando a 26ª posição entre os municípios com maior exposição a crimes violentos.

PREVENÇÃO É PAPEL DOS MUNICÍPIOS

Rafael Rocha, coordenador de projetos do Sou da Paz, enfatizou a importância de ações locais específicas e estratégias de prevenção. Ele destacou o papel crucial das secretarias de Educação e Saúde e sugeriu melhorias na iluminação pública e na limpeza de terrenos baldios como medidas preventivas.

Os dados alarmantes exigem uma resposta rápida e eficaz, envolvendo não apenas a repressão policial, mas também ações preventivas, educação e conscientização pública.

Em resposta a essa crescente preocupação, Cláudia Caetano, psicopedagoga, e Maira Scapa, psicóloga, apresentaram no podcast “Pod Pai e Filha” o projeto “Não me Toque”. Este projeto inovador utiliza bonecas com sinais de trânsito coloridos para ensinar as crianças sobre consentimento e limites de uma maneira compreensível.

A REALIDADE DO ABUSO INFANTIL

As especialistas destacaram o aumento dos casos de abuso infantil, principalmente em ambientes domésticos, e a necessidade de um esforço coletivo e integrado para combatê-lo. A colaboração com escolas, serviços de saúde, assistência social e meios de comunicação é crucial para difundir conhecimento e proteção às crianças.

Cláudia e Maira enfatizaram a importância de educar as crianças sobre seus corpos e limites de uma maneira adequada à idade, assim como informar os pais e responsáveis sobre sinais de alerta e medidas preventivas.

As profissionais salientaram a importância de integrar programas como o “Não me Toque” em currículos escolares, proporcionando a educadores e alunos ferramentas para identificar e agir diante de situações de abuso.

APELO À SOCIEDADE

Finalizando a entrevista, Cláudia e Maira fizeram um apelo à sociedade para reconhecer a gravidade do abuso infantil e agir coletivamente para preveni-lo. O projeto “Não me Toque” destaca-se como um exemplo de inovação e comprometimento que podem levar a mudanças significativas na proteção das crianças.

A crescente preocupação com os crimes sexuais e o abuso infantil em Olímpia reflete um problema mais amplo que afeta muitas comunidades. A necessidade de abordagens inovadoras e eficazes para a educação e prevenção é mais urgente do que nunca.

 

Caso de agressão de Karina no Viva+ mostrou fragilidade da segurança em grandes eventos

DIGNIDADE JÁ!
Seguranças usaram “tonfas” para agredir mulher mesmo caída no chão. E ela ainda foi expulsa do show. O incidente serve como um lembrete da necessidade de profissionais de segurança qualificados e treinados, que possam garantir a segurança sem recorrer à violência desnecessária.

Um dos episódios mais marcantes na esfera política e social deste final de ano foi a agressão sofrida por, Karina Gatti, por parte de seguranças terceirizados durante o Viva+ Festival em Olímpia. Este incidente, ocorrido na madrugada de 15 de novembro, não só chocou a comunidade local, mas também gerou um amplo debate sobre a segurança em grandes eventos culturais.

O Viva+ Festival, que ocorreu de 10 a 14 de novembro, foi um evento de grande porte, atraindo um público significativo e apresentando artistas renomados como Luan Santana. No entanto, o festival foi ofuscado por um grave incidente de violência. Durante um dos shows, Karina Gatti foi brutalmente agredida por seguranças, resultando em sérios ferimentos físicos e traumas psicológicos.

DETALHES DA AGRESSÃO

A agressão começou após um desentendimento envolvendo o irmão de Gatti, que foi abordado pelos seguranças devido à falta de uma pulseira de acesso. Ao tentar intervir, Gatti foi atacada. Gravações em vídeo mostram os seguranças utilizando um instrumento conhecido como “tonfa”, golpeando-a repetidamente, mesmo após ela estar imobilizada no chão.

Após o incidente, a organização do Viva+ Festival emitiu uma nota, afirmando que a segurança foi realizada por uma empresa terceirizada. Eles reconheceram a gravidade do ocorrido e prometeram tomar as medidas cabíveis. A organização destacou que o evento contava com monitoramento em tempo real e segurança reforçada, mas o incidente levantou questões sobre a eficácia dessas medidas.

IMPACTO LEGAL E PSICOLÓGICO

Em entrevista à rádio Cidade, Gatti descreveu o impacto físico e emocional da violência. Ela relatou hematomas, uma luxação no pé e um profundo trauma psicológico. “Nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer comigo em um evento que deveria ser de alegria e celebração”, disse Gatti. Ela também revelou que está tomando medidas legais contra os responsáveis pela agressão.

O caso gerou debate sobre a segurança em grandes eventos. Especialistas em segurança, organizadores de eventos e o público em geral começaram a questionar a qualificação e o treinamento das equipes de segurança contratadas para esses eventos. A ironia do incidente ocorrer após um show com uma mensagem contra a violência de gênero foi amplamente discutida.

QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E DIGNIDADE

A história de Gatti no Viva+ Festival ressalta que a segurança em eventos não é apenas uma questão logística, mas também de direitos humanos e dignidade. O incidente serve como um lembrete da necessidade de profissionais de segurança qualificados e treinados, que possam garantir a segurança sem recorrer à violência desnecessária.

Gatti registrou um boletim de ocorrência classificado como Lesão Corporal. Imagens do incidente foram apresentadas à polícia, mostrando a agressão sofrida por ela. O supervisor da equipe de segurança comprometeu-se a identificar os funcionários agressores e colaborar com as investigações.

O incidente no Viva+ Festival em Olímpia destaca a importância crítica de assegurar protocolos de segurança eficazes e respeitosos em eventos culturais. A comunidade e as autoridades aguardam ações concretas para prevenir que tais incidentes se repitam, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os participantes em eventos futuros. Este caso serve como um alerta para organizadores de eventos sobre a importância de uma gestão de segurança responsável e humanizada.

PROBLEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA

A agressão a Karina Gatti no Viva+ Festival não é apenas um incidente isolado, mas um sintoma de um problema maior na gestão de segurança em eventos de grande escala. A necessidade de revisão dos protocolos de segurança, treinamento adequado para equipes de segurança e uma abordagem mais humana e respeitosa são imperativos.

À medida que Olímpia e outras cidades continuam a sediar eventos culturais e musicais, a lição aprendida com o Viva+ Festival deve ser um guia para futuras organizações. A segurança dos participantes deve ser vista como um direito inalienável, e não como um privilégio. A história de Karina Gatti é um lembrete poderoso de que, em eventos culturais, a segurança e a dignidade humana devem andar de mãos dadas.

 

Fakes de atentados nas escolas causaram pânico na população

FAKE NEWS GERA PÂNICO EM ABRIL!
Uma inscrição em uma escola marcando atentados para os dias 14 e 20 de abril. Polícias investigaram denúncias e não encontraram nem indícios de que atentados ocorreriam.

No mês de abril, uma das polêmicas que merecem ser relembradas foi a onda de pânico vivida pelos moradores de Olímpia, especialmente pais e alunos, devido a falsos anúncios de atentados em escolas. A situação, exacerbada pelos ataques ocorridos à época em outras partes do Brasil, causou a reação das autoridades na tentativa de evitar que algo ocorresse.

Na manhã de sexta-feira, 14 de abril, a prefeitura anunciou uma série de ações para assegurar a proteção nas escolas. Entre as medidas, destacam-se a presença policial reforçada nas instituições de ensino e planos para a instalação futura de detectores de metais.

CLIMA DE MEDO E DESINFORMAÇÃO

Em Olímpia, o clima de medo foi alimentado por vários fatores, incluindo áudios e jogos na internet que incentivavam atos violentos, além de uma inscrição em uma escola marcando atentados para os dias 14 e 20 de abril. Isso resultou em muitos pais optando por não enviar seus filhos à escola nos dias 13 e 14.

A situação se agravou com a publicação de uma notícia falsa, alegando que uma escola local havia sido invadida. A Prefeitura de Olímpia teve que emitir uma nota desmentindo essa informação e esclarecendo as medidas de segurança que estavam sendo implementadas.

AÇÕES DAS POLÍCIAS

As polícias Civil e Militar, juntamente com a Guarda Civil Municipal, intensificaram o patrulhamento nas escolas e investigaram todas as informações falsas relacionadas a violência escolar, sem encontrar evidências que confirmassem tais ameaças.

Uma reunião entre as secretarias de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e de Educação discutiu a integração de um sistema de acionamento de emergência, incluindo um botão de pânico conectando as escolas à Central de Videomonitoramento.

 

Morte súbita de aluno de 14 anos agitou a educação em novembro

SEM EXPLICAÇÃO!
Menino sentiu dor de cabeça, deitou no chão e acabou tendo que ser levado para UPA local onde morreu. Família levou corpo para Livramento na Bahia onde o garoto foi enterrado.

No fechamento do ano de 2023, um dos acontecimentos marcantes na área da educação ocorreu em novembro, com a morte súbita de Marcos Vinícius Pires da Silva, um estudante de 14 anos, na escola EE Dr. Wilquem Manoel Neves. O incidente, que aconteceu por volta das 12h05 de uma quinta-feira, 16 de novembro, gerou uma onda de consternação e solidariedade na comunidade de Olímpia.

Marcos Vinícius passou mal na sala de aula, após um intervalo, onde relatou ao irmão mais velho, também aluno da mesma escola, que estava com dores de cabeça. Logo depois, o estudante deitou-se no chão, próximo à sua carteira, e foi encontrado inconsciente pela professora, que imediatamente acionou o SAMU. Apesar dos esforços de reanimação, o garoto chegou à UPA com parada cardiorrespiratória e sofreu mais três paradas cardíacas, resultando em óbito.

APOIO DA COMUNIDADE

A família de Marcos Vinícius, originária da Bahia, decidiu transladar o corpo para Livramento, sua cidade natal. Diante dos custos elevados, estimados em cerca de R$ 16 mil para cobrir o translado e o velório, a comunidade local se uniu em uma vaquinha online, arrecadando os fundos necessários. A mãe do aluno, Mônica da Silva Pires, expressou sua gratidão pelo apoio recebido, permitindo que a família acompanhasse o corpo até a Bahia.

O sepultamento de Marcos Vinícius ocorreu no cemitério de Livramento, na Bahia, acompanhado por um grande número de moradores locais. A família, após o velório, retornou a Olímpia, onde residem e trabalham.

 

Possível abuso da polícia em morte de motoqueiro repercutiu na região

VÍDEOS REVELADORES!
Relatórios da polícia mostravam que teria sido um acidente por causa de irregularidades no terreno. Vídeos conseguidos pela família mostraram que o motoqueiro caiu porque foi fechado pela viatura e, depois, caído no chão, ainda foi agredido por um policial.

O caso da morte de Jackson Gabriel Eduardo Pires, ocorrida em maio, após uma perseguição policial, foi o principal destaque do noticiário policial do mês de maio e teve repercussão regional por mostrar possível abuso dos policiais que trabalhavam no caso.

Novos vídeos, obtidos pela família de Pires, mostraram que as informações iniciais apresentadas pela polícia não condiziam com a realidade e acabaram levantam questões sérias sobre a conduta policial durante o incidente.

Os vídeos originais, capturados pelo sistema de videomonitoramento municipal, não conseguiram registrar os momentos cruciais do incidente. No entanto, as gravações fornecidas pela família mostram a viatura da PM interceptando o trajeto de Pires e um dos oficiais chutando o corpo do motoqueiro já caído. Essas cenas, ausentes nos relatórios policiais iniciais, trouxeram uma nova perspectiva ao caso, gerando indignação e debate na comunidade.

DISCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Após a divulgação das imagens no site ifolha.temmais.com e sua edição pelo programa Cidade em Destaque, da Rádio Cidade, o vídeo obteve alcance significativo. Em apenas 24 horas, registrou cerca de 5 mil visualizações no YouTube, além de ampla disseminação no Facebook, Instagram e WhatsApp.

O relatório policial inicial descreveu o acidente como resultado da perda de controle da moto devido a irregularidades na via. Contudo, as imagens mostradas pela família sugeriram uma narrativa diferente, colocando em xeque a versão oficial e destacando a importância da investigação imparcial para esclarecer os fatos.

Este caso não apenas chocou a comunidade local, mas também reacendeu o debate sobre as práticas de perseguição policial e o uso da força. As discrepâncias entre as versões dos eventos realçaram a necessidade de revisão e aprimoramento das políticas de segurança pública.

 

Rapaz é preso por planejar ataque a escola de Guaraci

Cleyton Matheus Ribeiro da Silva, de 19 anos, foi encarcerado no CDP de Paulo de Faria.

Após ser inicialmente detido na cadeia de Colina, Cleyton Matheus Ribeiro da Silva, de 19 anos, foi transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Paulo de Faria, após ter sua prisão preventiva decretada. Ele é acusado de planejar um possível ataque a uma escola na cidade de Guaraci, em abril deste ano.

Cleyton Matheus, que morava em São Paulo e retornou a Guaraci, onde vivem seu pai e madrasta, foi preso em flagrante por determinação da delegada Débora Cristina Nobrega, sob acusações de ameaça e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

A prisão ocorreu após a denúncia da mãe de uma aluna de uma escola de Guaraci. A filha, de 12 anos, relatou à mãe que o suspeito a convidou para atirar com uma arma de fogo. A partir dessa informação, os investigadores localizaram o acusado no Jardim do Bosque.

Durante as investigações, uma testemunha informou que Cleyton havia mencionado estar em Guaraci para “cumprir uma missão em uma escola e que ficaria famoso”.

Embora Cleyton tenha negado possuir armas, a polícia de Guaraci encontrou em uma sacola de viagens na casa de sua madrasta um revólver da marca Taurus, calibre 38, 31 munições calibre 30 intactas, um rifle da marca CBC, modelo 7022, calibre 22, e dois carregadores. Ele foi denunciado por suposto crime de terrorismo.

 

Rapaz sobrevive após pular da sacada da delegacia de Olímpia

SACADA DA DELPOL!
João Vitor Domingues Bernardino, de 24 anos, sofreu várias fraturas em agosto deste ano.

João Vitor Domingues Bernardino, de 24 anos, sobreviveu após saltar da sacada da delegacia de polícia de Olímpia, em agosto deste ano. Apesar do incidente, sua prisão preventiva foi decretada pela justiça de Olímpia.

O jovem, que estava algemado com as mãos para trás, caiu de frente no piso. Devido aos ferimentos graves, após ser estabilizado na Santa Casa local, ele foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Barretos.

João Vitor estava sendo apresentado na delegacia de polícia pela Polícia Militar, acusado de tráfico de drogas. Ele havia sido recentemente liberado após cumprir pena por outro crime.

A queda foi frontal no piso. João Vitor foi socorrido pelo resgate do Corpo de Bombeiros e inicialmente levado para a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia. Contudo, devido à gravidade dos ferimentos, foi necessário transferi-lo para a Santa Casa de Barretos, onde ele sobreviveu. Atualmente, ele responde por suposto envolvimento com o tráfico de drogas.

 

 MAIOR CONDENAÇÃO!

 Mulher foi condenada a quase 23 anos por matar a amiga por envenenamento

 

Sueli Malvestio Baú foi condenada e está detida em prisão domiciliar.

 

Em um julgamento realizado no plenário do Fórum de Olímpia, Sueli Aparecida Malvestio Baú foi sentenciada a 22 anos, oito meses e 10 dias de reclusão. Ela foi acusada de ter matado Eunice Alves Claudino Delamodarme por envenenamento em 2017.

O processo foi desmembrado, e o outro acusado, Aparecido Borges Santana, conhecido como “Cido” e atualmente preso, deverá ser julgado, provavelmente, no próximo ano.

O julgamento ocorreu em 26 de outubro e foi presidido pelo novo juiz titular do Tribunal do Júri de Olímpia, Mateus Lucato de Campos. A promotora Sylvia Luiza Damas Prestes Ribeiro, representando o Ministério Público, defendeu a acusação de homicídio triplamente qualificado.

Na defesa, atuou o advogado Silvio Roberto Matias Neto, que argumentou pela negativa de autoria e homicídio culposo. O júri teve duração de aproximadamente 9 horas.

Segundo a denúncia, o crime ocorreu em 20 de junho de 2017.

Relatos indicam que “Cido” e Sueli convidaram Eunice para um passeio a uma prainha em Guaíra. Durante o passeio, Eunice teria ingerido um iogurte envenenado e faleceu. Seu corpo foi abandonado próximo a um canavial à margem da rodovia LMG 798, KM 10, no município de Nova Ponte/MG.

A suposta motivação para o crime seria uma retaliação ao fato de Eunice ter criado um perfil falso no Facebook, alegando que “Cido” estaria sendo infiel à sua esposa. Assim, com o auxílio de Sueli, que era sua amiga, ambos teriam planejado e executado o crime por envenenamento.

   

Caso José Antônio Daroz: 11 dias de mistério e esperança

FATO POLICIAL MARCANTE EM FEVEREIRO!
População acompanhou buscas pelo Empresário alimentando esperanças até a  descoberta do corpo.

Na retrospectiva de 2023, o desaparecimento e subsequente morte do empresário José Antônio Daroz, de 53 anos, permanece como um dos casos mais marcantes na área policial do início do ano.

Durante onze dias, a população local acompanhou as buscas, mantendo a esperança de que Daroz pudesse ser encontrado com vida.

O caso, que começou em 10 de fevereiro e culminou na triste descoberta em 21 de fevereiro.

O veículo de Daroz, uma VW/Saveiro branca com placas GGP 0772, foi localizado em uma mata fechada na região da Usina Cruz Alta, por pescadores que estavam no rio Turvo.

A cerca de 50 metros do veículo, foi encontrado o corpo do empresário em avançado estado de decomposição, impossibilitando a realização de um velório. O sepultamento ocorreu na manhã seguinte, no cemitério São José.

INVESTIGAÇÃO E INDÍCIOS DE SUICÍDIO

Ao lado do corpo, a polícia encontrou um frasco com inscrições de “Soda Cáustica”, uma faca, um canivete, uma garrafa plástica com líquido e rótulo de suco de uva, e vários medicamentos.

A notícia do desaparecimento de Daroz gerou uma onda de solidariedade e esforços conjuntos entre a polícia, familiares e amigos. A descoberta do iPhone do empresário em um vaso no quintal de sua casa, dias após seu desaparecimento, adicionou um elemento de mistério ao caso, intensificando as especulações e a atenção da mídia e da população.

 

Olímpia FC não apresenta laudo e cai para a 5.ª divisão

DUPLA PUNIÇÃO!
O Campeonato da última divisão do futebol paulista deverá começar em abril. Estádio também causou polêmica que até hoje não ficou bem explicada. Qual foi o acordo que o atual presidente fez com a prefeitura?

Devido a não apresentação do laudo do AVCB (Alvará do Corpo de Bombeiros) na data exigida pela Federação Paulista de Futebol, o Olímpia FC foi impedido de disputar o campeonato da Série B na temporada de 2023. Com isso, a equipe profissional ficou inativa após 36 anos de atividade.

Com a criação da Série A-4 pela FPF este ano, o Olímpia FC, caso consiga viabilizar sua participação no futebol profissional, deverá disputar a Série B-Sub 23, que é equivalente à quinta divisão do futebol paulista.

É importante lembrar que, em 2022, o Olímpia foi rebaixado na Série A-3, terminando na última colocação. Como não disputou a competição na temporada atual, acabou caindo para a última divisão.

NOVO PRESIDENTE

Em setembro deste ano, Lupércio Bonim foi eleito o novo presidente do Olímpia FC, tendo Jorge Luis Martins Lemes como vice-presidente. Bonim substitui Marcos Antônio Caliente, que renunciou ao cargo. O mandato do novo presidente vai até 31 de dezembro de 2025. A nova direção anunciou um contrato de parceria com o empresário rio-pretense Bruno Garisto para disputar as categorias de base e o campeonato profissional.

POLÊMICA DO ESTÁDIO

Além de ter caído de divisão, em 2023 o Olímpia FC se viu envolvido numa polêmica que não ficou bem explicada até hoje pelos envolvidos.

Mesmo tendo cláusula contratual dos doadores do terreno, a prefeitura mandou para Câmara lei tirando o domínio do estádio da direção do clube.

No começo o clube teria que pagar pela utilização do Estádio, mas depois de uma reunião com o Ministério Público que continua em segredo até hoje, a prefeitura continuou com a propriedade e a posse, mas aceitou que o Olímpia FC utilize o imóvel em dias de jogos oficiais do clube.

 

Jogadores do sub-20 condenados por manipulação de resultados

CONDENAÇÃO!
Esta foi a segunda punição sofrida por atletas que defenderam o alviceleste.

Dois jogadores que atuaram pelo Olímpia FC no Campeonato Paulista Sub-20, organizado pela Federação Paulista de Futebol, foram condenados por manipulação de resultados. A infração ocorreu durante a derrota por 7 a 1 para o Tanabi, em 1º de junho de 2023. Os atletas, identificados como Diogo e Felipe, receberam uma punição de 180 dias de afastamento e uma multa de R$ 5.000,00 cada.

O julgamento foi realizado em 15 de setembro, durante uma sessão da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado de São Paulo.

Em um caso anterior, no ano de 2020, o Olímpia FC já havia sido penalizado com uma multa de R$ 52.000,00 por manipulação de resultados em uma partida vencida por 3 a 2 contra o Paulista, em Jundiaí. Naquela ocasião, o zagueiro Fernando, que jogava pelo Olímpia, também foi condenado a pagar uma multa de R$ 2.500,00 e a cumprir 365 dias de suspensão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas