02 de março | 2008

Carneiro confirma que escolas não estão preparadas para período integral

Compartilhe:

 

 O prefeito Luiz Fernando Carneiro (foto) confirmou nesta sexta-feira, dia 29 de fevereiro, que as escolas da rede municipal de ensino ainda não estão totalmente preparadas para atender os alunos em período integral, conforme passou a ser obrigatório a todos, a partir do início do atual ano letivo.

Esse reconhecimento aconteceu durante entrevista que concedeu à Rádio Menina, que consta ter ligação estreita com o seu grupo político, dentro do programa semana "Fala prefeito", depois de reclamação formulada por uma mãe.

De acordo com o que afirmou, há ainda vários detalhes, como, por exemplo, a questão dos computadores, que ainda estariam em processo de licitação para a aquisição, mas que tudo deverá ser solucionado dentro dos próximos 30 dias.

Carneiro, embora tenha lamentado atrasos por causa das chuvas, informou, sobre as novas salas de aulas, que pretendia inaugurar no início do ano letivo, que as mesmas já estão sendo ocupadas pelos alunos.

"Não foram inauguradas ainda, mas as classes novas, as ampliações e as melhorias que a gente promoveu nas escolas municipais, para o recebimento do período integral de qualidade, já estão em perfeito funcionamento, só faltando a inauguração propriamente dita", explicou quando falava, inclusive, das festividades do aniversário da cidade.

Numa das reclamações que chegou ao seu conhecimento durante o programa, o prefeito quase que chega a perder a paciência com a mãe do aluno, alegando que não é mentiroso, embora tenha até reconhecido a existência de alguns problemas.

Falta computador

Uma outra mãe que telefonou para a emissora, que se identificou como sendo a Aparecida, do Jardim Santa Rita, embora tenha se manifestado favorável ao período integral, afirmou que tem recebido muitas reclamações do filho.

"Mãe não tem aula de computação. Mãe só tem frutas. Eu falei é assim mesmo, tem que ter paciência. Falei com a diretora da escola e ela falou vai chegar forno elétrico, vai chegar computador, ainda tem que acabar não sei o quê e as crianças estão cobrando. Nossa, está sendo uma dificuldade para as mães que têm mais de um filho, e não é só eu não, muitas mães a gente ouve reclamação", relatou a mãe contando os problemas que tem enfrentado com o filho.

No entanto, reconhece que a parte da alimentação está até sendo realmente melhor, mas, por outro lado, reclamou que as aulas de pintura estão acontecendo dentro das salas de aulas e entende que deveriam ser no pátio.

"Mas eles prometeram umas coisas … olha estive lá, eles fazem pintura dentro da sala de aulas. Acho que tinha que ser no pátio, em cima de mesas lá fora. É aquele cheiro de tinta, o menino chega vomitando em casa. É tinta mesmo, tinta boa que dão na escola para mexer com pintura", reclamou.

Essa mãe informou que já falou com a diretora: "ela falou ainda que tem que normalizar isso e aquilo. Eu falei que não é certo acabar de almoçar e entrar para a sala de aula, tem uma coisa mínima de recreio".

De acordo com ela as crianças têm pela manhã o café e fruta, depois o almoço, a tarde fruta novamente. "E pediu para mandar lanche para as crianças. Falei: vocês não estão dando na escola cinco refeições por dia", relatou.

Pelo que a mãe relatou, a cozinha das escolas ainda não estão devidamente equipadas. Um dos itens faltantes seria o forno elétrico para a confecção, por exemplo, de bolos para serem servidos.

"É questão de tempo. É tudo transição, Aparecida. E essas questões a falta de computador, essas coisas vão começar a chegar. Isso depende de licitação, depende de algumas coisas que às vezes atrasam, não pela nossa vontade, mas faz parte. Isso vai se adequar e a criança acostuma", justificou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas