08 de maio | 2011

Removidos presos das cadeias de Altair e Severínia

Compartilhe:
 
Por decisão e determinação do delegado João Ozinsk , da delegacia Seccional de Barretos, foram removidos todos os detentos que estavam encarcerados na cadeia pública de Altair e grande parte dos presos que estavam encarcerados na cadeia pública de Severínia.


A operação foi definida pelo seccional como “adequação do sistema prisional da área da delegacia de Barretos”.


Embora todos os presos que estavam encarcerados em Altair tenham sido removidos, o delegado Ozinsk, declarou que aquela cadeia não será desativada.


Também os detentos da cadeia de Severínia foram removidos, mas apenas uma parte. No entanto, o delegado seccional não quis falar em números de presos e nem para onde foram transferidos, alegando motivo de segurança dos presos e da administração.


O delegado João Ozinsk justificou as remoções alegando que o objetivo é de preservar a dignidade dos presos, respeitando os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e que está aguardando uma solução para o sistema prisional com as inaugurações de CDPs nos próximos meses.


Sobre as três fugas de presos acontecidas nas duas cadeias no mês passado (duas na cadeia de Severínia e uma em Altair), o delegado seccional declarou que “foi uma luz vermelha que se acendeu para mostrar a superpopulação carcerária”.


Enfatizou que está procurando soluções porque “o que estava se vivendo era uma ofensa a todos os diretos fundamentais do ser humano”.


Quanto ao trabalho realizado pela polícia para recapturar os fugitivos, Ozinsk declarou ser satisfatório, afirmando que a polícia está trabalhando. “Se existem muitos presos é porque a polícia trabalhou”, disse. Enfatizou que grande parte dos fugitivos já foram recapturados.


Por outro lado, comenta-se nos meios policiais, que os detentos transferidos de Altair e Severínia, foram para Barretos e Colina.


Também, informa-se, que em Severínia, daqui para frente, somente abrigará presos beneficiados com o regime semiaberto.


Com isso, todas as pessoas que forem autuados em flagrante ou presa preventivamente seriam encarceradas em Barretos ou Colina.


Como se recorda, no mês de abril foram registradas duas fugas na cadeia de Severínia. Na primeira fugiram 11 presos, sendo apenas dois recapturados e na segunda fugiram sete detentos, sendo quatro recapturados. Da cadeia de Altair fugiram cinco presos e apenas dois foram recapturados.


As duas cadeias estavam abrigando quase que o triplo da capacidade normal. Em Severínia existem quatro celas com capacidade para 16 presos e Altair duas, com capacidade para 12 detentos.


RECAPTURADO


Na tarde de ontem policiais civis conseguiram recapturar Reginaldo Cezar Massari Filho, de 18 anos, que havia fugido da cadeia pública de Altair no último dia 20 de abril, juntamente com outros cinco detentos. Ele se encontrava no interior de sua casa, na rua Luís Vilela, 100 e não reagiu.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas