01 de fevereiro | 2015

Recuperação da Praça São Benedito não descarta erradicação de árvores

Compartilhe:

A obra que será realizada pela Prefeitura Municipal visando a recuperação da praça localizada no Jardim São Benedito, bairro conhecido popularmente por Pito Aceso, na região central de Olímpia, como de costume não está descartando a erradicação de pelo menos algumas árvores.

Pelo menos é essa a impressão que fica a partir das explicações de Camila Furquim, que é assessora setorial da Su­perintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Da­emo Ambiental,

A possibilidade surgiu durante uma visita à praça para saber as reais necessidades e também sobre as árvores existentes. “Temos árvores que precisam ser cortadas, outras podadas, vamos fazer roçadas e retirada de galhos secos. Algumas árvores serão analisadas sobre a necessidade de erradicação”, contou Camila.

A obra foi anunciada pelo prefeito Eugênio José Zuliani na quarta-feira, dia 22, quando recebeu no gabinete membros da Comissão da Comunidade São Benedito que reivindicam a reforma e revita­liza­ção da praça.

Na oportunidade, o prefeito ouviu os pedidos dos moradores do bairro e liberou a reforma total da praça, mas que será feita em duas etapas. A primeira delas será feita ainda este ano, com investimentos de aproximadamente R$ 150 mil. A segunda etapa será feita no próximo ano, também com R$ 150 mil de investimentos.

Segundo o secretário de Obras e Serviço, engenheiro Luiz Carlos Benitez Biagi, agora será elaborado um projeto para a execução da obra.

“O próximo passo agora é desenvolver o projeto com duas opções, reaproveita­men­to do petit pavê, calçamento já existente na praça ou o piso intertravado. Também teremos algumas intervenções na jardinagem e na iluminação. Vamos elaborar o projeto, apresentar ao prefeito e assim que for aprovado terá início o processo lici­tatório”, disse o secretário.

SITUAÇÃO ATUAL

A situação de abandono chega até aos locais na região central da cidade como, por exemplo, a Praça de São Benedito, no bairro que tem o mesmo nome, mas é conhecido popularmente por Pito Aceso. Sempre reclamada por moradores das proximidades, trata-se de uma situação que já pode ser considerada um recorde em questão de abandono.

Os moradores, embora prefiram não serem identificados, já afirmam que “po­de-se dizer que o quê e­ra uma praça no passado, hoje é um terreno baldio com uma igreja no centro”.

É lastimável ao estremo as condições que a praça foi encontrada pela reportagem. Se era uma das praças mais bonitas da cidade, hoje tem bancos quebrados por todos os lados. O piso composto por pedras está soltos por todas as partes. Os arbustos, árvores e o mato estão altos por todos os cantos.

Pode se até afirmar que, até mesmo em razão da po­uca iluminação, que o local seja utilizado para uso e ven­das de drogas, pois o mato alto é um facilitador para esconderijo, principalmente durante a noite.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas