11 de agosto | 2015

Recinto recebe apenas 11 mil no 1.º final de semana do Fefol

Compartilhe:

O Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna recebeu um público de 11 mil pessoas, aproximadamente, no primeiro final de semana do 51.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), ou seja, noites de sábado, dia 8, de abertura e de domingo, dia 9, a segunda do evento.

Pelo menos é essa, segundo consta, a estimativa feita pelo sistema de segurança do local. No sábado, com as arquibancadas lotadas, sete grupos se apresentaram após a cerimônia de abertura. A estimativa foi de oito mil pessoas em todo recinto.

Já na noite de domingo, quando houve a apresentação de 11 grupos folclóricos e parafolclóricos, a segurança estimou em três mil pessoas aproximadamente o público presente no recinto.

A abertura oficial teve início por volta das 19h45, quando foi feito o hasteamento das bandeiras de todos os Estados brasileiros, do país, de Olímpia, da Paz e da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro, seguido das execuções dos hinos Nacional e de Olímpia.

Em seguida, por volta das 20h15, começou o Espetáculo de Abertura propriamente dito, realizado com a participação de mais de 200 alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino, durante a homenagem ao Estado do Pernambuco.

A Secretaria Municipal da Educação, por meio dos seus professores e alunos, foi a responsável pela elaboração, coordenação e execução das coreografias de abertura. Da rede municipal participaram as crianças das escolas Maurício César Alves Pereira, Luzia Seno de Oliveira, Jardim Hélio Cazarini e Santo Seno. Da rede estadual participaram alunos das escolas Capitão Narciso Bertolino, Wilquem Manoel Neves e Alzira Tonelli Zaccarelli.

Foram apresentadas atividades de danças, encenação, começando com o som do compositor pernambucano Antônio Nóbrega, depois a coreografia “Pernambuco nos aproximando de Olímpia”, fechando a abertura com a música de Edward Marques da Silva, o Wadão, professor, compositor, poeta, instrumentista e cantor, falando do Pernambuco e suas tradições, com a música Frevo Virado.

No palco, ao longo das coreografias de abertura, a menina olimpiense Luisa Magro Lourenço, de 7 anos de idade, permaneceu sobre uma pequena cama cor de rosa, acompanhando as apresentações.

De acordo com a proposta coreográfica, Luisa estaria “sonhando” com tudo aquilo que via. Seu “sonho” fica mais intenso e ela acaba entrando na dança, com fantasia que remetia ao Estado homenageado do Pernambuco.

DISCURSOS

Terminada a coreografia de Abertura, que teve início por volta das 20h15 e duração de cerca de uma hora, foi a vez dos discursos oficiais, incluindo o do prefeito Eugênio José Zuliani e do prefeito de Bezerros-RN, Severino Otávio.

Maria Aparecida de Araújo Manzolli, coordenadora geral do Folclore, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gustavo Zanette, também fizeram a saudação ao povo olimpiense, bem como o deputado estadual Orlando Bolçone, que discursou brevemente.

No palanque também estavam a primeira-dama Ana Claudia Casseb Finatto Zuliani, o vice-prefeito Gustavo Pimenta e esposa, Tânia, a Secretária de Educação, Eliana Bertoncello Monteiro, o presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio Moreira Salata, o vereador Marcelo da Branca e o Presidente da Comissão Executiva do 51º Fefol, Caio Augusto dos Santos Longhi.

Em seguida foram realizados desfiles dos grupos folclóricos e parafolclóricos pela arena do recinto, descendo pelas escadarias quando seus nomes eram anunciados, recebendo o aplauso do público. A cerimônia de abertura foi fechada com um espetáculo pirotécnico que durou cerca de cinco minutos.

APRESENTAÇÕES NO PALCO

No palco aconteceram as apresentações dos grupos Papanguarte (Balé Popular de Bezerros – PE), Grupo Batalhão de Bacamarteiros (SE), Grupo Vitória Régia (MT), Grupo Reis de Congo Major Sales (RN), Grupo Caboclos de Mestre Bebé (RN), Grupo Cala (RS) e Grupo Boi de Palha (MA).

Por outro lado, no domingo, dia 9, foi realizada às 10 horas da manhã, na Igreja Matriz de São João Batista, a Missa de Ação de Graças pela realização do 51º Festival do Folclore, com a participação de grupos Folclóricos e Parafolclóricos.

À noite, no palco oficial, apresentaram-se, a partir das 20 horas, Os Catireiros de Olímpia Nossa Senhora, Cia de Santos Estrela Guia, Cia de Santos Reis Viajantes de Belém, Godap, CTG Estância da Serra, de Osório (RS), Associação Cultural Maria Bonita (CE), Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia, Grupo Vitória Régia (MT), Grupo Papanguarte (Balé Popular de Bezerros – PE), Cia Encantar Boi do Maranhão (MA), e Terno de Moçambique São Benedito (Olímpia).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas