09 de julho | 2023

Quadro “Nossa Gente” da Folha é sucesso na rede social Instagram

Compartilhe:

JORNALISMO & TECONOLOGIA!
Sete pessoas conhecidas de Olímpia contam suas vidas em apenas um minuto e meio. Mais de 14 mil visualizações após 17 dias.

Silvio Roberto Faceto – A Folha da Região, a Rádio Cidade FM e o site iFolha juntaram forças para se adaptar à nova situação de tecnologia e estão vitalizando sua participação da rede social Instagram. Em apenas 17 dias desde que criado, o quadro “Nossa Gente”, nesta rede social, já é sucesso de acessos na página do Instagram da Folha da Região.

Com apenas sete entrevistados, até as 15h10 da tarde de sexta-feira, mais de 14 mil pessoas já tinham visualizados os vídeos da página @folhadaregiao_olimpia.

O quadro foi criado com a finalidade de entrevistar pessoasrepresentativas e conhecidas em Olímpia. No quadro, os entrevistados são estimulados a contar a trajetória de sua vida, o que espera do futuro, ou deixar uma mensagem para quem vai assistir seu vídeo, tudo isso em 1 minuto e meio, que é o tempo máximo que o Instagram permite postar os vídeos nos reels.

VÍDEOS DE UM MINUTO E MEIO:
UMA SURPRESA PARA TODOS

Ao ser proposto para a equipe de reportagem esse tempo de no máximo 1 minuto e 30 segundos, houve desconfiança, pois geralmente as reportagens jornalísticas deste cunho, são muito mais longas, e a preocupação seria que não daria tempo da pessoa dizer quase nada.

E ao dizer ao entrevistado que ele tem somente este tempo, as falas fluem e realmente contam sua história e ainda falam sobre expectativa, dão conselhos, contam suas paixões. Acaba sendo uma surpresa para todos.

PAULINHO FONSECA
FOI O PRIMEIRO ENTREVISTADO

O primeiro vídeo a ir ao ar foi o do ex-jogador de futebol Paulinho Fonseca, que contou sua trajetória de atleta e os motivos pelo qual voltou a morar na cidade.

O segundo a falar para o quadro foi Décio Ap. dos Santos, o “Décio Camiseiro”. Ele disse que começou na profissão de alfaiate no ano de 1984 e comentou que é um ramo de atividade que está acabando nos dias de hoje. Décio ao final pede saúde para continuar pelo menos mais 20 anos exercendo o seu trabalho, que ainda é bem requisitado pelos seus clientes.

 O terceiro entrevistado foi Paulo Freitas, que pertence a 3ª geração da família Gino Sartorello, o bar é conhecido como Bar do Gino, um estabelecimento que vende doces, balas, e que já está naquele ponto há 64 anos, que no dia 15 de novembro completará 65 anos.

Para garantir a continuidade, Paulo fala que tem que se programar e ter prudência, não dar um passo maior que a perna e termina dizendo que a cidade é carecedora de outros ramos de atividades, fora do turismo.

COMERCIANTE
OLGA BAZAN TOKUNAGA
FOI A QUARTA ENTREVISTADA

O quarto vídeo foi de Olga BazanTokunaga, que possui uma loja de roupas e enxovais na rua Américo Brasiliense. A entrevistada conta como fez para realizar o sonho de ter o seu próprio comércio, que foi contrair um empréstimo no banco para comprar mercadoria e depois de estabelecida, casou-se. Hoje, seu marido é o seu companheiro de trabalho.

Olga finalizou seu um minuto e meio dizendo que sua vida foi construída em torno de seu trabalho, na tão sonhada loja.

A quinta entrevistada foi a artesã Joseane Aparecida da Silva Santos. Ela relatou que aprendeu a arte manual com sua mãe e sua avó, e que no passado, ao se envolver com o Festival do Folclore, decidiu pesquisar técnicas para divulgar o artesanato da cidade.Assim começou a fazer grupos folclóricos em miniatura para vender, sendo esse o seu carro-chefe. Depois aprendeu a fazer o trançado estrela, com a sua professora, a já falecida dona Lalá, inclusive participando de várias feiras com ela.

Finaliza dizendo que sempre ouve falar bem da cidade por onde vai: as pessoas falam sempre e elogiam os parques aquáticos.

O SEXTO FOI
ADAIR O CORREDOR

A sexta entrevista foi de Adair Ribeiro de Oliveira, que aos 71 anos corre 15 quilômetro por dia e há 30 anos participa de várias maratonas e meias-maratonas, inclusive vencendo várias delas.

Ele disse que tem desejo de continuar correndo enquanto viver, e que o esporte é a maneira mais eficaz de envelhecer com saúde.

SÉTIMO ENTREVISTADO:
CHIQUINHO CORINTIANO

O sétimo entrevistado foi o famoso Chiquinho corintiano. Ele começou dizendo que seu nome verdadeiro é Francisco de Aquino, mas que ninguém o conhece assim.

“Se perguntarem pelo Chiquinho corintiano até os cachorros sabem quem é”, afirmou, em tom de brincadeira. Ele é torcedor do clube alvinegro da capital paulista e afirmou que será até morrer. Toda a sua família é corintiana por sua causa, mas adora os torcedores dos outros times também.

“Adora tirar sarro nas derrotas do Palmeiras”, o clube de maior rivalidade do Corinthians.É mais prazeroso ver o Palmeiras perder do que ver o Corinthians ganhar”, conclui dando uma gargalhada no final.

Se você quiser ver todas essas reportagens e outras que virão, é só seguir a nossa página no Instagram: @folhadaregiao_olimpia e deixar-se inspirar por cada história.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas