28 de março | 2009

Prefeitura inaugura ‘tele-centro’ instalado na Casa de Cultura em 2008

Compartilhe:

A Prefeitura de Olímpia vai inaugurar, nos próximos dias, um ‘tele-centro’, que foi instalado na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, desde o ano de 2008, ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, porém, sem que estivesse em funcionamento. De acordo com a informação da diretora de Cultura, Marina Salemi. o ‘telecentro’ vai funcionar em uma das salas do local. “Conforme o que foi conversado com o prefeito Geninho Zuliani”, adiantou.

O sistema foi instalado graças ao programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Olímpia, que está entre os 5.354 municípios beneficiados com o programa.

O objetivo é disponibilizar acesso à internet e mais um conjunto de outros serviços de inclusão digital às comunidades excluídas do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores. A conexão é banda larga via satélite e monitorado pela Gesac e Embratel.

O município foi incluído no programa ainda no ano passado, através de esforços do então deputado federal Ricardo Izar, que faleceu pouco tempo depois. A reivindicação, na época, foi feita pelo prefeito Geninho Zuliani, vereador naquela ocasião, juntamente com os colegas de Câmara Beto Puttini e Valter Bitencourt. “A sala está montada desde o ano passado, mas somente esse ano, graças à iniciativa da atual administração, é que o programa vai começar a funcionar”, informa Marina Salemi.

Para o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, a cidade está tendo uma oportunidade da criação de uma rede horizontal solidária de cooperação, que possibilite maior intercâmbio de informações, melhoria da vida, geração de cultura e de negócios. “A implementação de projetos e políticas públicas na área social podem ser mais eficazes graças a esse canal de comunicação”, emendou.

Estrutura
O telecentro, que funcionará na Casa de Cultura, vai oferecer aos usuários 10 computadores; 1 servidor de informática; 1 roteador wirelles; 11 estabilizadores; 1 impressora a laser; 1 projetor data-show; 20 cadeiras, 1 mesa-professor e 11 mesas para os computadores. Para usar é obrigatório apresentação de documento pessoal. Menores de 18 precisam da autorização dos pais.

Não será permitido o uso de spam e sites de violência, pornografia e relacionamento. “Esse é um projeto muito importante, a população não podia estar sendo privada de utilizar esses computadores. Eles já estavam na cidade e passou da hora de colocá-los para realmente funcionar”, finaliza Zuliani.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas