03 de abril | 2016

Prefeitura inaugura o Parque Ambiental e Centro de Triagem

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Prefeitura Municipal de Olímpia inaugurou o Parque Ambiental Olhos D’á­gua e o Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis, am­bos localizados no quilômetro dois da estrada municipal Vitório Celso Cizo­to, conhecida popularmente por Saída do Zapella, na região sudeste do Município. A solenidade foi realizada na manhã de quinta-feira, dia 31 de março.

O Parque Ambiental é um projeto pioneiro em seu porte no Brasil. Na região de São José do Rio Preto, Olímpia sai na frente e é o primeiro Parque Ambiental em funcionamento. O parque administrado pela Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Da­e­mo Ambiental é diferenciado, porque ali se processam os resíduos de construção civil, poda e recicláveis, com o objetivo final de reduzir ao máximo os rejeitos e tirar do meio ambiente urbano tudo o que for nocivo a ele, diferente do Aterro Sanitário, para onde vai to­do tipo de lixo, de forma indiscriminada.

A implantação do Parque faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Olím­pia, que por sua vez é exi­gên­cia de Lei Federal, a que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Parque Ambiental é uma infraestrutura de tratamento ambientalmente a­de­quada, em consonância com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Foi idealizado com base em modelos de infraestrutura europeia. A média da carga recebida é de 1.170 metros cúbico/mês de Resíduos da Construção Civil e 1.100 metros cúbicos/mês de Resíduos de poda. O espaço recebe os resíduos das empresas credenciadas. Para isso, a empresa precisa procurar a Daemo Ambiental para o seu credenciamento.

As principais vantagens do Parque Ambiental são: eliminação progressiva dos descartes irregulares e clandestinos de resíduos sólidos, em geral, no município pelo correto funcionamento dos sistemas integrados de manejo e destinação final única; possibilidade de alavancar atividades econômicas relacionadas aos resíduos sólidos, por meio do tratamento dos diferentes resíduos sólidos segregados na origem; diminuir custos administrativos e de recursos materiais e humanos pela integração dos sistemas de tratamento de resíduos sólidos em ambiente único; possibilitar a inclusão de catadores de baixa renda na realização das tarefas relacionadas ao manejo e tratamento de resíduos recicláveis, e criar infraes­tru­tura base para dar suporte à formação de consórcios visando atender municípios da região que carecem de equipamentos de geren­ci­a­mento de resíduos sólidos. Comprada em 2011, a área ainda recebe a construção de um viveiro de mudas e futuro local para educação ambiental.

CENTRO DE TRIAGEM

Outro passo importante é a criação da Cooperativa de Coleta Seletiva. As atividades tiveram início no dia 3 de março. Ao todo são 13 cooperados formando a Cooperativa de Trabalho e Pro­dução de Recicláveis da Estância Turística de Olím­pia – Amigos da Natureza, que desenvolvem trabalhos com atividades diárias de separação no Centro de Triagem de Resíduos Reciclá­veis, prensagem e comer­ci­a­lização dos resíduos que estão sendo coletados.

A Cooperativa começou a ser estruturada há mais de dois anos, por meio da formação de um grupo composto, na sua maioria, por ex-catadores de materiais recicláveis. Este grupo participou de reuniões que foram realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), promovidas pela Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Nas reuniões, os ex-ca­ta­dores recebiam orientações sobre o que é cooperati­vis­mo e como atuar. Em uma delas, a empresa EcoCul­tu­ral, especializada em formação e formalização de cooperativas, realizou a assem­bleia geral de constituição, com aprovação do Estatuto social e realizou toda a parte burocrática de formação da Cooperativa Amigos da Natureza. Além disso, os co­opera­dos realizaram visitas a outras cooperativas na região e participaram do encontro de Cooperativas em São Paulo, para conhecer novas experiências. A Dae­mo Ambiental realizou ainda diversas capa­ci­tações pa­ra os cooperados.

A Secretaria, além de atuar orientando e mantendo o grupo de cooperados unidos, é responsável por fortalecer os vínculos familiares e comunitários, bem co­mo possibilitar a geração de emprego e renda para a população mais vulnerável.

Tanto a Central de Triagem, inaugurada nesta quinta-feira, dia 31 de março, como os equipamentos utilizados, como as prensas, foram adquiridos por meio de convênio com a FE­COP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição). Foram mais de R$ 200 mil de investimentos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas