25 de junho | 2023

Prefeitura entrega Ala Gastronômica, Sala de Artesanato, Exposições e Escola de Música

Compartilhe:

Maioria das inaugurações foi na sexta-feira. No sábado foi entregue a Escola de Música “Wadão Marques” ao lado da ECO.

DA REDAÇÃO COM LEONARDO CONCON E SILVIO FACETTO — Uma noite marcada por música, arte e gastronomia. A Estância Turística de Olímpia celebrou seu padroeiro, São João Batista, com cerimônia na ECO – Estação Cultural de Olímpia, na sexta-feira (23) e no sábado com a inauguração da Escola de Musica “Wadão Gomes”. (Fotos e Vídeos de Fábio Cross e Silvio Facetto).

A noite foi acolhida pela João Perri Cia. Sinfônica – Coral e Orquestra, regida pelo Maestro João Perri. A performance musical foi a recepção para os convidados e autoridades presentes.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a inauguração da Ala Gastronômica do complexo ECO.

O novo espaço, que abrigará um restaurante, foi executado com recursos do Governo do Estado de São Paulo. Este restaurante será administrado por Washington Rueda e contará com um cardápio assinado por seu irmão, o renomado chef Jefferson Rueda, proprietário do premiado restaurante A Casa do Porco, em São Paulo. Esta é a primeira vez que a alta gastronomia assinada por Rueda é levada ao interior do estado.

“OLÍMPIA – 120 ANOS”

O evento também teve o lançamento do Livro-Catálogo “OLÍMPIA – 120 ANOS”. Com 170 páginas, o material leva os leitores a uma viagem pela história da cidade, mostrando como a economia de Olímpia se desenvolveu através das ferrovias e da agricultura, até se tornar uma potência turística. O catálogo foi produzido com o patrocínio institucional da Tereos, multinacional com sede em Olímpia.

Autoridades como o Prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, a Secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti, e o Presidente da Câmara Municipal, vereador Sargento Barrera, discursaram sobre a importância cultural e turística das inaugurações para a cidade.

A cerimônia também foi marcada pela abertura de duas exposições artísticas. A primeira, “O Melhor de Maguetas – As Paisagens Impressionantes”, mostrando obras do artista impressionista brasileiro Washington Maguetas. A segunda, “Reminiscência Ferroviária”, retrata a história dos transportes ferroviários no Brasil.

SALAS DE ARTESANATO

Junto com as exposições, as Salas de Artesanato da ECO foram inauguradas. Esse espaço é dedicado à valorização do trabalho das artesãs locais e fortalece a identidade cultural de Olímpia.

Após a cerimônia, os presentes foram convidados a visitar as novas salas e exposições da Estação Cultural de Olímpia e a desfrutar de um coquetel com degustação do menu do novo restaurante.

A Estação Cultural de Olímpia abre suas portas para os visitantes de terça a domingo, das 15h às 21h.

INAUGURAÇÃO DA
ESCOLA DE MÚSICA NO SÁBADO

Já no sábado, ainda como parte das comemorações do Dia de São João Batista, padroeiro da cidade, foi inaugurada a Escola da Música “Wadão Marques”, localizada ao lado da Estação Cultural de Olímpia (ECO).

O espaço, nomeado em homenagem ao saudoso professor Wadão, um ícone da cultura e música de Olímpia, será uma escola municipal de música para incentivar a arte e a cultura entre crianças e adolescentes.

Com início das atividades previsto para agosto, a escola oferecerá inicialmente cerca de 200 vagas para aulas de piano, violão, percussão e iniciação musical.

O local escolhido para abrigar a Estação da Música é o antigo complexo ferroviário de Olímpia, que foi totalmente restaurado, mantendo as características originais do prédio. Este esforço é parte de um compromisso contínuo com a conservação do patrimônio histórico de Olímpia.

WADÃO FALECEU EM OUTUBRO DE 2020

Wadão Marques, cujo nome completo é Edward Marques da Silva, foi um artista, compositor e poeta da cidade. Crescendo em um ambiente familiar rico em música, arte e literatura, Wadão tornou-se uma figura significativa na história de Olímpia, contribuindo com sua música e arte para os carnavais e festivais da cidade.

Além disso, ele também era um servidor efetivo da rede municipal de ensino de Olímpia, onde compartilhava seu amor pela cultura, música e poesia com os jovens. Wadão Marques faleceu em outubro de 2020 aos 59 anos, mas seu legado permanecerá vivo através desta nova instituição.

Após os discursos das autoridades, incluindo a irmã, vereadora Edna Marques, e a filha de Wadão, Agnes Moreira Kamla Marques, a cerimônia foi animada por uma apresentação musical dos alunos do Projeto Guri do Polo de Severínia, um programa de educação musical da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

ENTREVISTA COM
SECRETÁRIA DO TURISMO

A secretária do Turismo e Cultura, Priscila Seno Mathias Netto Foresti, a Guegué, em entrevista gravada na tarde de quinta-feira, com o repórter Silvio Facetto, explicou que a data para a entrega dos espaços voltados à gastronomia, artesanato e musical é bastante significativa para a cidade e que faz parte das várias entregas programadas para este feriado do padroeiro, São João Batista, festejado neste fim de semana.

“É um registro da cronologia do desenvolvimento econômico da cidade, que passa pelo café, pela laranja, a cana-de-açúcar e até a nossa realidade econômica atual que é o turismo”, explicou a secretária.

CULTURA COMO MEIO
DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O espaço da antiga estação ferroviária, onde já foi o centro econômico da cidade e que hoje já se pode dizer que é o da cultura, ganhará mais três anexos, e a abertura de mais duas exposições de artes (“O Melhor de Maguetas – As Paisagens Impressionantes” e “Reminiscência Ferroviária” de Joaquim Pereira Antunes Filho), onde já funciona a galeria há um ano e meio, que inclusive já recebeu exposição de artistas renomados como Flávio de Carvalho e Lasar Segall.

“Aqui, nesse espaço que foi idealizado pelo prefeito, que a gente fala que foi reapropriado pela população, além de oferecer arte, nós pensamos cultura como modo de transformação social e o prefeito quis que tivéssemos uma somatória das artes; gastronomia, que engloba comidas típicas do interior, artesanato e vamos continuar com as nossas salas de exposição”, informou Guegué.

Fora as inaugurações de ontem, hoje, sábado (24/6), às 10 horas, haverá a inauguração da Estação da Música “Wadão Marques”, que abrigará a escola municipal de música, onde antigamente era a Casa de Bagagem da estação, inclusive sendo preservada a arquitetura do prédio. A previsão é de que em breve sejam iniciadas as aulas de piano, violão, percussão, flautas e canto-coral.

FAMÍLIA RUEDA
NO ESPAÇO GASTRONÔMICO

A parte gastronômica do espaço será comandada pela família Rueda, vencedora do chamamento público realizado pela administração, que possui restaurantes renomados na capital paulista, inclusive premiados internacionalmente, como um dos melhores do mundo.

 “Nós fizemos um chamamento público onde pedimos que tivesse um conceito de democratização da gastronomia, um conceito voltado para a cultura, sobretudo da comida típica do interior”, destacou.

Nesta sexta o município fez a entrega do espaço físico e o vencedor do certame vai fazer as adequações, devendo entrar em funcionamento dentro dos próximos 60 dias.

ENTREGA E APROPRIAÇÃO
DOS ESPAÇOS CULTURAIS

Concluindo a secretária declarou: “Quero dizer que é a resignificação da cultura da cidade. O prefeito Fernando Cunha, que é tão sensível a importância da arte, em saber que ela é um fator realmente transformador, que faz com que as pessoas vejam a diversidade, que conheçam a cultura que tanto a gente tem neste Brasil diverso, aqui conversando com vários segmentos, com vários equipamentos, como museus federais, museus estaduais. É isso que o prefeito quer para a nossa cidade, para a nossa população, uma entrega e uma apropriação desses espaços históricos culturais”.

No total, foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão para a execução das obras, com recursos de convênio com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) e mais a contrapartida do município.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas