16 de fevereiro | 2020

Prefeitura começa a entregar quase 42 mil carnês de IPTU

Compartilhe:

IMÓVEIS URBANOS EM EXCESSO?       Município pretende arrecadar R$ 11,5 milhões somente com o IPTU 2020.

Se todos os imóveis fossem residenciais e construídos daria para abrigar uma população de 166 mil pessoas.

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

De acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa, a Prefeitura de Olímpia emitirá, este ano, 41.549 carnês de IPTU, além de cerca de 5.300 de taxas e ISS Fixo. A estimativa do município é de arrecadar cerca de R$ 11,5 milhões somente com o IPTU 2020.

Os contribuintes de Olímpia e dos distritos começaram a receber, na semana passada, os carnês do IPTU 2020 – Imposto Predial e Territorial Urbano. A primeira parcela do tributo tem vencimento apenas no dia 10 de março.

Embora na haja explicação da prefeitura, o número de carnês do imposto podem significar que a área urbana da cidade já possui quase 42 mil imóveis entre residenciais, comerciais, industriais, voltados para o turismo e terrenos ainda sem nenhuma construção.

Para uma cidade, com pouco mais de 50 mil habitantes e tendo como média 4 pessoas por imóvel, o número de residências familiares não passaria de 14 mil, o que ensejaria a perspectiva que nas categorias industriais, comerciais e terrenos estejam inseridos os outros 27.548 imóveis.

TRÊS VEZES MAIOR QUE A POPULAÇÃO

Dentro deste contexto é possível imaginar que se todos os imóveis fossem construções para habitação, teríamos imóveis para abrigar aproximadamente três vezes mais a população existente, ou seja 166 mil pessoas.

Os boletos já foram entregues aos Correios, mas quem quiser conferir o valor do imposto, pode realizar a consulta pela internet, que está disponível desde janeiro. Para isso, basta acessar o site da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, na aba “CIDADÃO”, e inserir o CPF/CNPJ do proprietário e o número de inscrição do imóvel.

Vale ressaltar que, junto ao IPTU, são cobradas algumas taxas como Coleta de Lixo (para imóveis edificados), Taxa de Proteção a Acidentes e CIP – Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (para terrenos), sendo que, na consulta pela internet o contribuinte só tem acesso ao valor total, sem a discriminação das taxas, que estão disponíveis apenas nos carnês impressos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas