05 de agosto | 2014

Prefeitura ainda discute implantação de coleta de lixo reciclável

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Somente agora e, com bastante atraso, a Prefeitura Municipal de Olímpia está discutindo a implantação da coleta seletiva na cidade. Para tanto, na manhã da quinta-feira, dia 31, o prefeito Geninho Zuliani recebeu os envolvidos com a implantação da Cooperativa de Triagem e Venda de Materiais Recicláveis e a instalação do Parque Ambiental do município de Olímpia.

Na reunião estavam: a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia Finato Zuliani; a psicóloga Talita Carvalho; a Assistente Social Edna Marques; as colaboradoras do setor de Gestão Ambiental, Pollyana Rodero (PMO), Ana Lúcia Volfe e Camila Furquim (DAEMO); o Superintendente da DAEMO Antônio Jorge Motta; o secretário de Obras, René Alexandre Galetti; e de Planejamento, Habitação e Gestão Ambiental, Fernando Velho.

Foram discutidas ações para a implantação da Cooperativa, como questões de infraestrutura e as necessidades para a conclusão e inicio dos trabalhos na cidade de Olímpia. “Discutimos sobre o Programa de Coleta Seletiva e a Cooperativa de Triagem e Venda de Materiais Recicláveis”, explicou Pollyana Rodero Fernandes, engenheira ambiental e Diretora da Divisão de Politicas Ambientais da Secretaria de Planejamento.

A ação, que envolve a Secretaria de Planejamento, Habitação e Gestão Ambiental, a Secretaria de Obras e Engenharia, o Fundo Social e a Daemo Ambiental, e tem como principal objetivo recrutar e selecionar as pessoas que estão à margem da sociedade para inclusão de forma a receberem uma renda com o serviço prestado.

“Esta renda dos cooperados será advinda da venda dos materiais recicláveis, coletados por uma empresa terceirizada a ser contratada pela Prefeitura, será dividida entre os cooperados. Além disso, a Prefeitura subsidiará com cesta básica e transporte até o local de trabalho”, acrescentou Pollyana.

Também de acordo com Pollyana a iniciativa da Coleta Seletiva é um beneficio não apenas para os cooperados como também para a cidade: “Além da diminuição dos resíduos que serão depositados no aterro sanitário, exerceremos ações benéficas para o meio ambiente e ainda contribuindo para geração de renda para famílias necessitadas”.

A previsão é que a população de Olímpia também passará por um programa de educação ambiental, sendo conscientizada da importância de separar o lixo doméstico em resíduo orgânico, rejeito e material reciclável, contribuindo assim, para o Programa de Coleta Seletiva e para o meio ambiente.

“Através de ações de educação ambiental, os munícipes serão instruídos e deverão participar efetivamente da coleta seletiva, em horários e dias a serem determinados, ajudando na separação de papel, alumínio, plástico, entre outros resíduos recicláveis”, reforça Pollyana.

Outro ponto de destaque da reunião foi a instalação do Parque Ambiental que deverá ser no sítio São Marcos, Fazenda Bela Vista, Matrícula 13339, que é de propriedade da Prefeitura Municipal e fica na Estrada Municipal Vitório Celso Cisoto, OLP 348, onde, atualmente, funciona o Viveiro Municipal.

No Parque Ambiental além do Viveiro Municipal, já instalado, funcionará o Centro de Recepção, Triagem e Venda de Materiais Recicláveis, o Centro de Educação Ambiental, Área de Transbordo e Triagem de Resíduos da Construção Civil e um Centro de Triagem para Resíduos de Poda. “Assim, nessa área, serão desenvolvidas diversas atividades de caráter ambiental e visando o desenvolvimento sustentável do município”, finalizou Pollyana.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas