06 de abril | 2014

Prefeito não nega intenção de arrecadar mais com ITBI

Compartilhe:

O prefeito Eugênio José Zuliani não negou que tenha a intenção de aumentar a arrecadação com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), através da implantação da Planta Genérica de Valores (PGV), que também fez aumentar assustadoramente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, deixa claro que quer acabar com a sonegação dessa modalidade de imposto.

“O ITBI é um imposto devido à Prefeitura de 3% sobre a transação imobiliária. Se o valor venal de sua casa é R$ 200 mil porque precisa passar pelo valor de R$ 70 mil. A pessoa quer passar pelo caixa 2? Por quê? Hoje tudo no Brasil é no caixa 1. Não existe mais caixa 2”, afirmou durante entrevista que concedeu à imprensa.

“Não é questão de caro. Você está transferindo uma coisa que vale isso e a Prefeitura tem direito por lei dos 3% da transação imobiliária. O problema é que o valor venal não era respeitado. Então, as transações, a pessoa vendia uma casa por 100 mil, muitas pessoas faziam isso e passavam as escrituras por 20 mil para pagar menos cartório, menos Prefeitura”, reforçou.

COMBATE A SONEGAÇÃO

Afirmou também que atualmente ninguém sonega mais o estado: “Porque vai sonegar a Prefeitura”, questiona. Ele justifica que o prefeito é a autoridade política que está mais perto e relacionou os serviços públicos que tem de prestar.

Mas ao mesmo tempo, sem se importar se a os valores de imóveis estão ou não dentro da normalidade de mercado, fez questão de demonstrar que não está preocupado com eventuais situações que o contribuinte poderá enfrentar no futuro.

“O lucro imobiliário não é problema da Prefeitura. É um problema do imposto de renda. Se você comprou uma casa há 10 anos por 20 e vendeu hoje por 200, você tem que pagar um lucro imobiliário de 180. Mas isso já um problema teu com o governo federal”, declarou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas