20 de abril | 2020

Precursora de ensino de Enfermagem Psiquiátrica no Brasil que viveu adolescência em Olímpia faleceu em Uberaba

Compartilhe:

Faleceu na segunda-feira, 20, em Uberaba, MG, aos 86 anos de idade, a Doutora Evalda Cançado Arantes, precursora do ensino de Relacionamento Terapêutico em Enfermagem Psiquiátrica nos currículos de Enfermagem no Brasil, que viveu grande parte de sua adolescência em Olímpia.

Evalda é tia do jornalista José Antônio Arantes e foi exemplo para suas sobrinhas, Cassia Arantes e Maria Inês Spinelli Arantes, irmãs do jornalista, que também estudaram enfermagem. Cassia, como a tia, fez seu doutorado também na USP e Maria Inês se especializou no estudo da AIDS e implantou e coordenou o Programa de Aids de São José do Rio Preto.

Evalda foi velada em Itapagipe, MG, e enterrada no cemitério daquela cidade.

No mesmo dia a Diretoria da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo expediu nota de falecimento com os seguintes dizeres:

“A Diretoria e a Comunidade da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo lamentam o falecimento da Dra Evalda Cançado Arantes. O sepultamento será hoje, na cidade Itapagipe, Minas Gerais”.

“Professora aposentada do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da EEUSP, Dra Evalda Cançado Arantes teve formação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1957) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1973). Durante sua atuação docente na EEUSP desenvolveu um inestimável trabalho de ensino e pesquisa em prol da ciência de Enfermagem brasileira, sendo reconhecida como a responsável pela introdução do ensino de Relacionamento Terapêutico em Enfermagem Psiquiátrica nos currículos de Enfermagem no Brasil”.

“Dra Evalda também teve participação fundamental na implantação da pós-graduação "stricto sensu" na Enfermagem no Brasil, integrando o grupo que liderou em 1973 a criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da EE destinado inicialmente à formação de mestres e em 1982, a criação do primeiro programa de doutorado em Enfermagem do Brasil e da América Latina, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem em conjunto pela Escola de Enfermagem e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP”.

“A Diretoria da EEUSP se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de profundo pesar”.


 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas