23 de março | 2008

Páscoa contém maior mistério celebrado na fé cristã

Compartilhe:

 

 A Páscoa, evento religioso que é comemorado no domingo, dia 23 de março, contém o maior mistério comemorado pela humanidade na fé, independente de qualquer que seja o segmento religioso. "Nela está o maior mistério que celebramos, que é a ressurreição de Jesus", disse Flaerdi Valvassori (foto), frei responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Valvassori explica que se no Natal os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo, que se tornou humano vindo a conviver junto com habitantes da terra, a páscoa é a conclusão da missão do filho de Deus.

"Jesus cresce no meio de nós, passa ensinando e faz os sinais para mostrar o reino dos céus. Ele desce sobre a terra e se identifica com ele mesmo. Jesus é aquele que vai ser preso, traído por um dos seus, vai ser torturado, crucificado e morto na cruz, mas no terceiro dia ressuscita", explicou.

Porém, avisa que não se trata de uma datação cronológica, porque se conta a sexta-feira, dia em que morreu crucificado, como o primeiro. Depois o sábado já contado como o segundo e o domingo é o terceiro.

"Então no terceiro dia Jesus ressuscita numa hora que ninguém sabe o momento exato. Os relatos do evangelho falam somente dos relatos das mulheres que logo de madrugada, antes mesmo que o sol nascesse, foram ao túmulo para poder terminar os rituais e o encontram já vazio", ensinou.

"A partir de então, continua Valvassori, a narração que segue é dos encontros dos discípulos com o Cristo ressuscitado. Jesus não está mais morto, mas agora vivo e seu corpo é diferente, porque, ainda que traga os sinais da paixão, os cravos nas mãos e o lado ferido, é um corpo que consegue entrar em um lugar todo fechado".

Lembra o frei que a principio o corpo de Cristo não vem reconhecido em algumas aparições, mas que pode comer e tocar, abraçar "e essa presença, para nós, a nossa fé nos diz que cremos e podemos participar disso também. Um dia quando morrermos, nós ressuscitaremos".

Por isso a páscoa, de acordo com o frei, é o início de uma nova humanidade. "Se antes não existia a ressurreição, agora o ser humano está destinado a viver para sempre com o próprio Deus. E, por isso, a páscoa é a festa mais importante porque ela mostra também que aquele homem que caminhava com os discípulos, esse mestre Jesus, não era apenas um profeta, mas o filho de Deus que ressuscitou dos mortos", finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas