30 de março | 2008

Para maioria brincar no Dia da Mentira é considerado aceitável

Compartilhe:

 

Embora nem todos que afirmem aceitar a brincadeira admitam algum dia ter passado um trote num amigo por ser o Dia 1.º de Abril, mundialmente conhecido como Dia da Mentira, o certo é que o trabalho realizado nesta semana pela reportagem desta Folha, demonstra que a maioria entende que os trotes devem ser considerados aceitáveis, desde que não prejudiquem alguém.

Quem é definitivamente contra, como no caso do corretor Alexandre Zuin, afirma que é "uma coisa de bobeira" (sic), só para passar trote nas outras pessoas. Ou então, como no caso do aposentado Aparecido Rodrigues Santos, "só serve para incentivar a difamação e a calúnia". Na opinião dele é uma brincadeira que não acrescenta nada ao ser humano.

Por outro lado, quem entende ser aceitável e divertido, afirma que já brincou muitas vezes e que o resultado foi legal, caso específico da estudante Leidiane de Freitas, que afirmou ser muito "legal e muito divertido".

O também aposentado José Clemente Gonçalves, disse que até acha legal, mas mesmo assim que entende que a brincadeira não tem "nada a ver". Por isso, segundo ele, nunca brincou com ninguém, mesmo que com um amigo mais próximo.

Já o auxiliar gráfico Daniel Elias Molina, disse que "é um dia legal para se fazer uma brincadeira e acho que vai ser bacana". Também para a vendedora Daniela do Carmo, embora veja algumas brincadeiras de mau gosto, há também aquelas que divertem e servem "para divertir e tirar sarro da cara de alguém".

 

Origem

Uma das explicações para o dia 1o de abril ter se transformado no dia da mentira, é que seria proveniente de uma brincadeira surgida na França, no início no ano de 1564, quando o rei Carlos IX decretou que o ano fosse iniciado no dia primeiro de janeiro, acompanhando o Calendário Gregoriano.

Até então, desde o início do século XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, data que assinalava a chegada da primavera e as festas tinham duração de uma semana, terminando no dia 1o de Abril.

O 1.º de Abril, antes do decreto do rei Carlos IX, era reconhecido como início do ano e, depois, passou a ser conhecido como Dia da Mentira por motivo das brincadeiras que eram feitas para provocar risos.

No Brasil a data começou a ser propagada em Pernambuco, onde circulou "A Mentira" em 1o de Abril de 1848, que noticiava sobre o falecimento de dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas