06 de outubro | 2012

Para coligação prefeito pode ter maquiado pesquisa para poder conquistar o voto útil

Compartilhe:

Para a coligação "Saúde Honestidade e Trabalho", que tem como candidata a prefeita a advogada Helena de Souza Pereira, o prefeito Eugênio José Zuliani, candidato à reeleição, pode ter agido de maneira a maquiar pesquisa de intenção de votos para, desta forma, poder conquistar os votos de pessoas que acreditam que perder uma eleição seria o fato de seu escolhido não ser eleito, ou seja, o chamado voto útil.

Como se sabe, e consta na representação, "faltando poucos dias para o término da campanha, o prefeito candidato utilizou outro artifício eleitoreiro que certamente provocou desequilíbrio de forças no atual pleito: simplesmente contratou dois institutos de pesquisa, um pago diretamente pelo seu comitê financeiro de campanha e outro que consta como pago pela própria agência Preview, que prestou serviços para o município como agência de publicidade".

Para uma das pesquisas registradas na justiça eleitoral, a agência de publicidade Preview Consultoria de Marketing, Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda., que aparece na internet com o mesmo endereço da Preview Marketing e Publicidade Ltda que já prestou serviço para a Prefeitura Municipal de Olímpia.

De acordo com o que consta no site do TSE, a pesquisa foi registrada com o número de protocolo: SP-01289/2012, com data da segunda-feira, dia 24/09, para ser divulgada dia 29/09. A empresa declarou que o custo da pesquisa será pago com recursos próprios, no montante de R$ 5 mil.

Na página do TSE na internet, embora a pesquisa estivesse marcada para ser divulgada a partir do dia 29, também estava prevista que seria realizada no mesmo dia 29 de setembro e ser concluída no domingo, dia 30 de setembro.

Mas uma pesquisa foi registrada anteriormente, ou seja, no dia 12 de setembro, com o protocolo SP-00913/2012, para ser divulgada na segunda-feira, dia 17 de setembro. Porém, a divulgação ocorreu apenas no sábado da semana passada, dia 29 de setembro.

Esse registro de pesquisa também para os cargos de prefeito e vereador foi feito pela empresa Jet Publicidade e Pesquisa Fernandópolis Ltda., com custo de R$ 5 mil, valor que seria pago por Eleições 2012 Comitê Financeiro SP Único DEM de Olímpia, na qual seriam entrevistados 400 eleitores em um único dia, ou seja, no dia 16 de setembro, um domingo.

PUBLICAÇÃO EM  JORNAL SUSPEITO

Esta primeira pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), paga pelo comitê financeiro do prefeito, foi publicada justamente no jornal que consta ter sido comprado pelo prefeito e seu grupo.

"Com exemplares sendo distribuídos por todos os cantos da cidade, mostrando resultados absurdos que transcendem qualquer resquício de racionalidade, apontando o prefeito candidato com mais de 80% das intenções de voto, o que, certamente, não se confirmará no pleito a ser realizado pouco mais de duas semanas da sua realização, nem se considerando a margem de erro de 5% para cima ou para baixo", cita a representação.

"E o que é pior, ainda aponta a candidata desta coligação como a campeã de rejeição, dando a entender que sua situação no pleito seria irreversível, sem chance nenhuma de ter um melhor desempenho ou sair dos míseros menos de 4%", reforça.

Também segundo a representação, a pesquisa "claro está, que o eleitor menos esclarecido acaba utilizando o chamado voto útil. Ou seja, se estava em dúvida, ou mesmo se não estava, acaba votando no candidato que está na frente "para não perder o voto", cita outro trecho.

"Aliás, aguarda-se para este final de semana a publicação da segunda pesquisa, a dita cuja contratada pela agência de publicidade que já trabalhou para a prefeitura local e que poderá apresentar números mais estapafúrdios ainda", avisa a representação.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas