06 de junho | 2010

Padre de Olímpia representará diocese em congresso no Vaticano

Compartilhe:
O padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, pároco da Paróquia São José, criada recentemente em Olímpia, representará a Diocese de Barretos, no Congresso Internacional de Sacerdotes, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de junho, no Vaticano. Ele embarca na segunda-feira, dia 7, mas não há previsão de manter contato direto com o papa Bento XVI.

“Será o evento de conclusão de todo o trabalho que a igreja iniciou em junho de 2009, chamado de Ano Sacerdotal. O papa Bento XVI convocou toda a igreja a viver esse tempo especial, por ocasião dos 150 anos da morte de um santo chamado São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars”, explicou.

Trata-se de um padre que viveu num período muito turbulento da igreja: “cheio de limitações humanas, muito simples, com muita dificuldade de entendimento e de estudos, conseguiu ser ordenado padre”.

Conta Ivanaldo que o padre era, inclusive, chamado de burro e incapaz. “Colocaram esse padre em um vilarejo chamado Ars, na França. E esse padre, quando chegou, encontrou uma situação de nível espiritual bastante avassaladora, o povo distante de Deus, a cidade perdida, enfim, uma mentalidade diferente da nossa, vamos dizer o pecado reinava absolutamente ali”, reforçou.

De forma muito simples, de acordo com Mendonça, esse sacerdote, “abrindo a igreja todos os dias e rezando sozinho”, conseguiu revolucionar e converter aquela cidade, “de forma que reis e rainhas procuravam o padre para aconselhamento, uma conversa e para confissão”.

Por isso, esse padre se tornou o patrono de todos os párocos. “De todos aqueles padres que têm a responsabilidade por uma paróquia. Por ocasião dos 150 anos da morte desse padre, que se tornou uma referência para a igreja do mundo inteiro, o papa convocou o ano sacerdotal”.

Encerramento será no dia 11 de junho e oficialmente, o santo deixa de ser padroeiro apenas dos párocos, passando a ser também o padroeiro de todos os padres. “Independente de serem responsáveis primeiros por uma paróquia ou não”.

De acordo com Mendonça, no período entre junho de 2009, até agora, as dioceses e paróquias, promoveram eventos voltados ao ano sacerdotal, com o tema ‘Fidelidade de Cristo, Fidelidade dos Sacerdotes’, apresentando a vocação dos padres e motivando os fiéis.

“Motivando a igreja, num tempo ainda muito especial, onde a igreja se vê ainda diante de muitos embates, muitas situações conflituosas, sem duvida nenhuma, celebrar o encerramento do ano sacerdotal, através de um congresso internacional de padres, vem reafirmar aquilo que é a missão da igreja e também ajudar a nós padres reafirmarmos e redescobrirmos a essência de nossa vocação”.

REPRESENTANDO DIOCESE
Ivanaldo vai representar a Diocese de Barretos que tem, além do bispo, cerca de 40 padres e dois diáconos. Ao todo, segundo ele, são aproximadamente 330 mil distribuídos em 24 paróquias, 13 municípios. “Somos delegados da diocese nesse congresso internacional”.

A escolha foi por sorteio realizado em outubro de 2009, na reunião de bispos com o conselho de presbíteros. “Estava cortando cabelo quando recebi a ligação”. Além dele, outro padre da cidade de Barretos participará do congresso. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de junho.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas