24 de fevereiro | 2024

Otorrinolaringologista destaca aumento alarmante de dengue e Covid na região

Compartilhe:

SAÚDE EM ALERTA!
Aumento significativo de casos de dengue e COVID preocupa especialista que trabalha em Olímpia e Rio Preto. É preciso entender os sintomas para manter a saúde auditiva e respiratória protegidas.

 

Durante uma entrevista concedida na última sexta-feira, médico otorrinolaringologista Matheus Sgarbi Vergaças, com atuação em São José do Rio Preto e Olímpia, compartilhou observações preocupantes sobre o cenário atual de saúde pública. Segundo ele, “os casos de Covid têm tido um aumento significativo, tanto no consultório quanto nos prontos atendimentos.”

Vergaças detalhou que “os principais sintomas otorrinolaringológicos são obstrução nasal, coriza, espirros, tosse seca, secreção nasal e alguns casos de diminuição ou perda do olfato e paladar,” sendo estes sintomas comuns tanto à dengue quanto à COVID-19, mas com uma ressalva importante: “A principal diferença entre dengue e COVID são as queixas respiratórias, sempre presentes no COVID e incomuns na dengue,” explicou.

COMPLICAÇÕES AUDITIVAS E PRECAUÇÕES

Em relação às complicações auditivas pós-doenças, o especialista alertou: “Tenho acompanhado vários pacientes pós-dengue e COVID, e o principal sintoma auditivo é o zumbido, que pode ser temporário ou até mesmo definitivo.” Quanto às precauções, ele aconselha: “A melhor preocupação é evitar a doença, sendo assim evitar aglomeração, usar máscara, se estiver com sintomas gripais ficar mais isolado.”

PREOCUPAÇÕES COM NOVAS EPIDEMIAS

“A vacina [contra a COVID-19] vem fazendo com que os casos sejam bem leves,” afirmou o Matheus, ressaltando, contudo, a importância de medidas preventivas para evitar um aumento desordenado dos casos. Em relação à dengue, ele destaca a situação alarmante: “A dengue, devido à chuva e calor, vem numa crescente impressionante e estão tendo casos até de óbito por dengue hemorrágica.”

Confrontando a ideia de que uma segunda infecção possa ser mais severa, o médico esclareceu: “Não existe isso de se pegar de novo vai ser mais forte ou fraco, tudo leva em conta a como esse vírus vai agir no organismo.” Sobre os casos assintomáticos, ele alerta: “São preocupantes no Covid, pois a pessoa infectada não sabe que está transmitindo o vírus.”

CONSELHOS PARA A POPULAÇÃO

Para os habitantes de Olímpia o Vergaças recomenda: “Evitar aglomerações, hidratação, alimentação e hidratação boa, repouso, estar atento aos sinais de alerta.” Especificamente sobre a dengue, ele adiciona: “Evitar possíveis criadouros e água parada é crucial.”

“Procurar alguma UBS ou pronto atendimento para avaliação médica,” é o conselho de Vergaças para quem apresentar sintomas. Ele enfatiza a importância da avaliação profissional para determinar a necessidade de exames ou medicamentos, alertando contra a automedicação.

Matheus alerta sobre a urgência de medidas preventivas e conscientização pública diante do aumento de casos de dengue e Covid-19. A colaboração da população, seguindo as orientações de saúde, é vital para evitar uma escalada de infecções e proteger a saúde coletiva nas comunidades de São José do Rio Preto e Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas