27 de julho | 2008

Os motoristas olimpienses têm motivos para comemorar o dia de São Cristóvão?

Compartilhe:

 

Os motoristas olimpiense teriam pelo menos alguns motivos para comemorar o dia de São Cristóvão, que o calendário reservou o 25 de julho, sexta-feira desta semana. Foi com essa pergunta que a reportagem desta Folha foi às ruas para ouvir as pessoas que mais utilizam o sistema viário da cidade.

Reclamações de todas as espécies não faltaram, mas o destaque ficou para a implantação de semáforos em alguns pontos cruciais, bem como a melhoria da sinalização já existente, em determinados locais, considerada confusa.

Além disso, também teve reclamação da falta de fiscalização mais aguda, por parte da Polícia Militar, aos motoristas irresponsáveis que desrespeitam as normas de trânsito, andando em alta velocidade, por exemplo, ao invés de agir apenas para fiscalizar as condições dos veículos.

A falta de respeito de muitos motoristas já experientes ao perceberem a presença de um veículo com aluno de alguma auto-escola, preocupa o instrutor Anderson Luiz Barbarelli da Silva. Muitas vezes, segundo informa, há desrespeito com as pessoas que estão aprendendo a dirigir. Esses motoristas acabam prejudicando o fluxo do trânsito por não vêem os perigos e transtornos que podem provocar.

O técnico em informática Carlos Roberto de Souza, que além de circular bastante com a motocicleta da empresa onde trabalha, também se vê obrigado a deslocar com uma pick-up em algumas ocasiões, reclama que a periferia da cidade está abandonada e precisando dos mesmos cuidados que a área mais central tem recebido da administração municipal.

O taxista Elínio da Silva, que há 21 anos, aproximadamente, trabalha na cidade, afirma que há necessidade da adoção de semáforos para fazer o trânsito fluir normalmente. Ele justifica que a quantidade de veículos que circulam, principalmente em determinados horários do dia, chega a prejudicar e atrasar uma viagem dependendo o ponto de sai e para onde se dirige.

Para a vendedora Luciana Tomaz Santana falta fiscalização para as irregularidades muitas vezes praticadas por motoristas, além da que é levada a efeito em relação às condições dos veículos que trafegam pelas ruas da cidade.

TURISTAS

Por outro lado, o sistema atrapalha a circulação dos turistas e acaba provocando muitos acidentes. O ponto crucial, segundo aponta a balconista Silvana De Nadai, é o cruzamento das avenidas Aurora Forti Neves e Waldemar Lopes Ferraz, onde ela entende que é necessária a implantação de um semáforo.

Outro ponto que mostra como sendo crucial e de sinalização confusa é na ponte da avenida Constitucionalistas de 32, principalmente para que trafega no sentido Parque Aquático Thermas dos Laranjais para o centro da cidade.

Em parte, a responsabilidade pelo grande número de acidentes no trânsito de Olímpia, principalmente envolvendo motocicletas, é da falta de organização através de melhor sinalização das ruas da cidade. Porém, a falta de respeito dos usuários também é apontada como responsável pela situação, segundo a opinião de Silvino Pereira, que trabalha como moto-taxista.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas