17 de abril | 2023

Olímpia vive semana de pânico com Fakes anunciando atentados que não ocorreram

Compartilhe:

PÂNICO NAS ESCOLAS!
Prefeitura intensificou patrulhamento e vai implantar botão do pânico e detector de metais. Chegaram a publicar notícia de que escola local havia sido invadida. Pixação em parede de banheiro anunciava atentados nos dias 14 e 20.


José Antônio Arantes – Pais e alunos de Olímpia (e de todo o Brasil) viveram uma semana de pânico à espera de anunciados atentados que não aconteceram. O medo foi construído pelos dois ataques que o Brasil viveu recentemente e a discussão maciça sobre o tema durante os últimos dias, principalmente sobre a segurança nas escolas e a própria educação, tanto a de casa, como a formal (das escolas).

Todo esse clima fez com que a prefeitura anunciasse na manhã de sexta-feira, 14, uma série de medidas para garantir a segurança nas escolas, entre elas, a presença de policias nas escolas e até a instalação futura de detector de metais.

Em Olímpia, além da possível tentativa ocorrida em Guaraci, com a prisão de um rapaz de 19 anos que ameaçou dar tiros numa escola da cidade, também contribuíram para o clima de medo, vários áudios anunciando atentados, jogos pela internet incentivando atos violentos e até uma inscrição na parede de uma escola marcando os atentados para os dias 14 e 20 fizeram com que muitos pais não deixassem que seus filhos fossem para as escolas na quinta e na sexta-feira (dias 13 e 14, respectivamente).

CHEGARAM A PUBLICAR NOTÍCIA
DE QUE ESCOLA LOCAL HAVIA SIDO INVADIDA

As polícias civil e militar, além da Guarda Civil Municipal, intensificaram durante toda a semana o patrulhamento nas escolas e investigaram todos “Fakes” que falavam em situações de violência em escolas e nada foi constatado.

Uma notícia Fake que foi publicada por terceiros na página do Classificados Olímpia e Região, dando conta de quem uma escola de Olímpia havia sofrido um atentado, obrigou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Olímpia a emitir nota no final da tarde de quarta-feira, 12, desmentindo e anunciando as medidas de segurança que estão sendo adotadas.

A Prefeitura, naquele comunicado, garantiu que não procediam as informações que estavam circulando em publicações de redes sociais e grupos de mensagens, sobre ataques em escolas da cidade, causando pânico e assustando a população.

POLÍCIAS INTENSIFICARAM PATRULHAMENTO
E INVESTIGAÇÃO DE SITUAÇÕES SUSPEITAS

 Segundo o comunicado, o município não registrou nenhum caso de atentado em escolas de Olímpia e que uma força-tarefa de segurança vem atuando, desde a última semana, com a união da Guarda Civil Municipal e das Polícias Civil e Militar para o patrulhamento, combate e investigação de situações suspeitas.

No final da manhã da sexta-feira, 14, a assessoria de imprensa da Prefeitura, enviou um release para a imprensa, pontificando as medidas que estão sendo adotadas e anunciando outras que iria adotar.

Segundo a nota, a Prefeitura tem adotado, nos últimos dias, diversas medidas que visam garantir maior segurança nas unidades escolares do município. A mobilização tem ocorrido devido à sensação de insegurança que se disseminou por todo o país, tendo em vista os atentados em escolas, registrados recentemente.

30 CONTROLADORES DE ACESSO
COMEÇARAM A ATUAR

Assim, apesar de não ter sido registrado nenhum caso em Olímpia, para combater a situação e tranquilizar estudantes, educadores, servidores e familiares, o município intensificou a ronda escolar, com a destinação de um Guarda Civil exclusivo para cada escola municipal. Viaturas, motos e até os cães da GCM também estão envolvidos no trabalho de patrulhamento pelas unidades e de toda a cidade.

Nesta semana, começaram a atuar ainda os novos controladores de acesso contratados emergencialmente, somando mais de 30 vigilantes na supervisão geral das escolas, principalmente, no portão principal, atentos às possíveis situações suspeitas.

Medidas de orientação também foram reforçadas com as equipes gestoras das unidades como a necessidade de manter os portões eletrônicos fechados e para apresentar novos mecanismos que serão implantados para melhorar a segurança, como é o caso da implantação de concertina em todas as unidades e ampliação dos muros das escolas nos casos necessários.

BOTÃO DO PÂNICO LIGARÁ
ESCOLAS ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA

Seguindo com a estratégia de proteção, na manhã de sexta-feira, dia 14, a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana promoveu uma reunião com a secretaria de Educação para discutir as medidas em vigor e falar sobre a integração de um sistema de acionamento da GCM e demais forças de segurança por meio de um botão de pânico que interligará as escolas à Central de Videomonitoramento, melhorando a vigilância e também o atendimento às variadas ocorrências.

Outra ação que também está em implantação é a aquisição de detectores de metais para uso nas escolas, a fim de aprimorar a identificação de objetos que possam ocasionar possíveis situações de risco. O município tem ainda agido com o apoio das Polícias Militar e Civil, no patrulhamento das demais instituições de ensino da cidade e na investigação de casos suspeitos.

PREFEITO DIZ QUE VAI
IMPLEMENTAR OUTRAS MEDIDAS

“A segurança é uma das bases essenciais para a qualidade de vida das pessoas e, em Olímpia, não medimos esforços para investir em equipamentos e estrutura que melhorem a proteção. Agora, com essa situação, vimos ainda mais a importância de termos criado a Guarda Municipal e, nesta semana, adequamos o trabalho da GCM para atuar nas escolas em parceria com a contratação emergencial de novos controladores de acesso e apoio da Polícia, além de outras medidas permanentes que vamos implementar para melhorar a segurança das crianças e dos professores como um todo”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas