06 de dezembro | 2011

Olímpia tem pequena chance de epidemia de dengue em 2012

Compartilhe:


Embora apresentando um crescimento em relação a 2010, o município de Olímpia apresenta uma pequena possibilidade de desenvolver uma epidemia de dengue, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, a situação de risco local é considerada satisfatória.

Por outro lado, embora a situação seja mais complicada em Catanduva, o único município do Estado de São Paulo que corre risco de desenvolver epidemia de dengue em 2012, o órgão federal acendeu o sinal vermelho para outros dois municípios da região noroeste, Mirassol e Fernandópolis, que estão em estado de alerta para a doença.

No caso de Catanduva, o levantamento revela que quatro a cada cem casas da cidade apresentam criadouros do mosquito Aedes aegyti, o transmissor da dengue. No ano passado, o índice era de 1,4, ou seja, mais que triplicou.


No Brasil, 47 cidades estão na mesma situação que Catanduva, cujos índices são similares ao de localidades como Marabá (PA – 4,3), Arapiraca (AL – 4,5), Jequié (BA – 4,4), Água Branca (PI – 4,9) e Mossoró (RN – 4,6). A presença de criadouros em Mirassol é de 2,2 para cada cem casas. Mais que dobrou em comparação com o ano passado, quando o índice era 1.

Já em Fernandópolis, a quantidade de moradias com criadouros é de 1 – em 2010, era 0,4. Rio Preto, Bebedouro, Olímpia, Barretos e Votuporanga também participaram do levantamento e apresentam números satisfatórios.

O infectologista da Unesp de Botucatu Carlos Fortaleza afirma que quanto maior é o número aferido pelo LIRAa, mais chance a cidade tem de abrigar epidemia de dengue. “É um indicador de que a localidade está vulnerável”, alerta.

Fortaleza classifica como alto o índice de Catanduva. “Os municípios devem intensificar as ações preventivas e de controle de vetores para evitar o pior. Já a população deve ajudar, não deixando água parada. É a única maneira de prevenção”, explica.

Campanha de combate à dengue
O Ministério da Saúde lançou ontem a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012. Com o slogan “Sempre é hora de Combater a Dengue”, o objetivo é reforçar sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo.

Com formato educacional e informativo, a campanha será dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e a população em geral.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas