22 de junho | 2008

Olímpia perdeu um emprego a cada 29 horas em 12 meses

Compartilhe:

 

O município de Olímpia perdeu pelo menos um emprego a cada 29 horas, ou seja, um dia e mais cinco horas, durante o período de 12 meses, entre maio de 2007 e o mesmo mês de 2008. A informação consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o cadastro, o município encerrou o período com um saldo negativo de 302 empregos, o que significa que 302 trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos, não tiveram oportunidade de encontrar ocupação, pelo menos no mercado formal.

Esse saldo divulgado pelo Caged coloca o município na 28.ª colocação entre os 32 analisados pelo jornal Diário da Região de S. J. do Rio Preto, todos pertencentes a regiões norte e noroeste do Estado de São Paulo.

Preocupante é que a perda ocorre mesmo com as 1.970 vagas criadas neste ano, no período entre janeiro e maio. Somente no mês de maio foram abertos 341 novos postos de trabalho.

Dessa forma o município obteve resultado melhor, claro que considerando apenas os números, mas deixando de lado a densidade demográfica, apenas quando comparado com Colina que perdeu 400 vagas, Monte Azul Paulista que ficou sem 470 postos, Guapiaçu que perdeu 605 empregos e Monte Aprazível que ficou sem 867 vagas no mesmo período.

O resultado obtido por Olímpia é bastante contrário, por exemplo, ao de São José do Rio Preto que teve saldo positivo de 7.055 novas vagas. Barretos, com 1.149 novos empregos, juntamente com Bebedouro que teve 2.409 novos postos, também se destacam.

Posição de destaque também obteve o município de Catanduva, com saldo positivo de 896 vagas e Mirassol com 940. Por outro lado, resultados negativos foram obtidos também por General Salgado, que perdeu 171 empregos e Severínia que ficou sem 25 postos de trabalho.

Tudo indica que a diminuição de postos de trabalho esteja explicitamente ligada ao setor sucroalcooleiro, que o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, considera um fator sazonal no setor,

Porém, os dados do cadastro mostram que, de maneira geral, nos últimos 12 meses até maio, foram gerados 1.755.502 empregos formais, resultado superior ao verificado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.374.179 novas vagas.

Lupi, no entanto, prefere enfatizar o resultado do Caged no acumulado de janeiro a maio de 2008, que já ultrapassou a marca de mais de um 1 milhão de novos empregos formais, que para ele significa um início de ano muito forte na demanda interna.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas