12 de julho | 2020

Olímpia continua na fase Laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização

Compartilhe:

Prefeito deve publicar novo decreto
regulamentando na segunda-feira, 13.
Cunha afirma que não deverá mudar
decreto anterior.

 

A equipe do governo estadual divulgou no início da tarde de sexta-feira, 10, a reclassificação das fases de todas as Divisões Regionais de Saúde de São Paulo no Plano São Paulo de retomada econômica e a DRS V de Barretos, a qual Olímpia pertence, continuou na fase laranja em que esteve nos últimos mais de 10 dias.

A Prefeitura de Olímpia em comunicado informou logo após o anúncio do governo que diante da classificação, a administração deveria aguardar a publicação do decreto estadual, com a nova data da quarentena, para editar na segunda-feira, 13, um novo decreto municipal, prorrogando a fase vigente, que terá validade a partir de 14 de julho.

O prefeito Fernando Cunha, consultado pelo WhatsApp se estaria propenso a fazer alguma mudança em relação ao decreto anterior, respondeu que não via razões para mudar o decreto pois a classificação anterior foi mantida.

FAIXA VERMELHA SERIA CATASTRÓFICA PARA O TURISMO

O prefeito, mesmo levando-se em conta que Olímpia está em situação melhor do que a maioria das cidades da região de Barretos, mostrou-se satisfeito com a permanência na fase laranja pelo fato de estar havendo crescimento no número de casos também na cidade e deu a entender que a regressão para a fase 1 (vermelha) é que seria catastrófica para o município que tem no turismo a base de sua economia e isso frustraria a expectativa de reabertura dos meios de hospedagem e dos parques aquáticos.

O novo período de quarentena decretado pelo governo estadual vai de 15 a 30 de julho. Na atualização desta sexta-feira do Plano São Paulo, programa que faz a retomada da economia e controle da pandemia, 10 regiões avançaram de fase.

Com esta atualização do Plano São Paulo, o número de regiões na fase amarela passou de três para sete áreas. A Baixada Santista e partes da Região Metropolitana, que antes estavam na etapa laranja, mais restritiva, foram promovidas.

QUATRO REGIÕES CONTINUAM NO VERMELHO

Apenas quatro regiões permaneceram na fase vermelha: Araçatuba, Franca, Ribeirão Preto e Campinas. No mapa anterior eram 10 áreas nesta classificação.

A maioria das regiões do estado, no entanto, permanece na faixa laranja, onde estão Barretos (a qual pertence Olímpia) e São José do Rio Preto.

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

Já a maioria das cidades que foram ou permanecem na faixa amarela, quando são abertos ao público bares, lanchonetes, restaurantes e salões de beleza, está na grande São Paulo, baixada santista e Registro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas