28 de abril | 2019

Obra onde o pedreiro morreu estava irregular e foi embargada

Compartilhe:

De acordo com o laudo de vistoria da Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura do município do Olímpia, a obra onde morreu o pedreiro Paulo Henrique da Silva Teiga, de 32 anos, após  a queda de parte de um muro sobre o seu corpo, no último dia 17, não tinha alvará de construção, reforma ou ampliação na prefeitura, portanto era irregular. A construção foi interditada e embargada.

No laudo de vistoria enviado à delegacia de polícia de Olímpia e anexado ao inquérito policial, consta que o terreno localizado na Avenida Andrade e Silva, 45, São Benedito, esquina com a rua Silva Jardim, 1.157, onde aconteceu o acidente que matou o pedreiro, pertence a Leandro Antônio Búfalo, de 41 anos, morador na Silva Jardim.

De acordo com o laudo, na data de 30 de agosto de 2018 foi emitido para o referido imóvel o alvará de demolição, que foi concluída no dia 22 de março de 2019. A demolição ocorreu sob a responsabilidade do arquiteto Donizeti Antunes Ferreira Filho. Após esta data iniciou-se obra de terraplanagem e construção de muro no terreno, sem a autorização da Secretaria de Obras.

Ainda de acordo com o laudo, a obra encontra-se irregular, visto que não apresenta alvará de construção, reforma ou ampliação para o local e qualquer construção ou obra somente poderá ser executada após concessão de licença da prefeitura e sob responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado e registrado no setor competente.

Também constatou o laudo, que a obra de terraplanagem realizada no local provocou corte significativo de terra expondo e fragilizando as fundações dos imóveis vizinhos, fato evidenciado no desabamento parcial do muro e dependências do imóvel da rua Silva Jardim, 1.125, de propriedade do senhor Luiz Donizetti Ferreira. No local verificou-se a construção de muro em execução e as chuvas ocorridas nos dias anteriores, agravaram a situação de risco e contribuíram para o ocorrido.

Com isso, a Secretaria de Obras verificou a eminência de risco de desabamento do restante da parte do imóvel e deste modo, em conjunto com a Defesa Civil do município, aplicou a interdição do local, pedindo sua desocupação, com amparo do proprietário e/ou responsável pela obra.

Ainda a Secretaria de Obras emitiu notificação ao senhor Evandro Antônio Búfalo, com embargo da obra e indicando a necessidade urgente de regularização junto a secretaria. De acordo com a Polícia Civil, Búfalo está em viagem aos Estados Unidos.

O acidente aconteceu no último dia 17, quando o pedreiro estava trabalhando próximo ao muro juntamente com outros colegas. Quando foi percebido que o muro iria desabar os trabalhadores correram. Já Paulo Henrique escorregou e parte do muro caiu sobre o seu corpo causando sua morte. O inquérito policial está sendo presidido pelo delegado Marcelo Pupo de Paula, da delegacia de polícia de Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas