08 de novembro | 2021

Nicole (9 anos) comenta a Coluna do Arantes sobre felicidade

Compartilhe:

 

OPINIÃO DE CRIANÇA? A GENTE TEM QUE OUVIR!
Nicole fez uma redação sobre coluna filosófica do avô e gravou vídeo que foi apresentado no programa Cidade em Destaque. Veja o vídeo com trecho do programa onde o radialista lê sua coluna e exibe o vídeo produzido por sua netinha.



O editor da Folha da Região e do iFolha e âncora do programa Cidade em Destaque (Rádio Cidade), ficou surpreso com as palavras de sua neta em uma redação que foi solicitada por ele, sobre sua coluna que tratava de um tema filosófico/comportamental complexo e resolveu mostrar para seus ouvintes no programa que faz pelo rádio, Youtube e Facebook de segunda a sexta-feira.

Arantes justificou para os seus ouvintes que sabe que a coluna que escreve no jornal, quando trata de temas filosóficos, acaba não tendo a leitura de grande parte da sociedade, seja pela complexidade dos temas, seja pelo próprio desinteresse que hoje se denota de as pessoas discutirem temas que exigem uma reflexão mais complexa.

Em razão disso e após passar vários meses da pandemia tentando provocar em sua netinha o despertar da busca do conhecimento através do desenvolvimento da capacidade reflexiva, resolveu fazer um teste mais agressivo e solicitou dela que lesse sua coluna, procurasse no dicionário as palavras que não entendia e, na internet, os conceitos que ficasse em dúvida e fizesse uma redação de pelo menos 20 linhas sobre o tema.

O jornalista acabou ficando surpreso com a resposta de sua neta. Tanto que pediu para que esta gravasse um vídeo para exibir no programa, pois já voltou às aulas presenciais e não poderia participar diretamente do programa.

O vídeo foi exibido no final do programa Cidade em Destaque de sexta-feira, 5.

Veja a redação abaixo:

“Vô, o que eu consegui entender da sua coluna é o mesmo que você fala já no título se eu vivo para mim ou para os outros.

Nós temos que viver para nós e não para as outras pessoas porque se eu estiver vivendo minha vida para os outros eu vou estar sendo uma casca de ovo (analogia que o avô usa para exemplificar o ato de se preocupar apenas com a aparência).

Eu também não posso querer mudar as pessoas porque cada um tem seu jeito. Um exemplo:se eu quiser que minha mãe engorde e fique morena eu não vou estar gostando da minha mãe, cuidadosa, carinhosa, vou estar gostando da minha mãe casca de ovo e aí não gosto dela, gosto só da aparência.

Tem um parente nosso que é totalmente um ovo não tem nada por dentro, vive apenas para ter e nem sabe quem é ele.

Eu acho vô, que nós temos que sempre ser e não ter. Isso você me ensina direto. Temos que pensar, ganhar informação, ser uma pessoa melhor e não só viver por viver e viver de aparência.

Esse homem que a mulher conta um pedaço ele pelo menos não vivia de aparência e nem preocupado em agradar ninguém. Ele vivia com a mulher o jeito que agradava eles e era bom pra eles, não importava com ninguém e é assim que temos que ser”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas