11 de novembro | 2012

Moradores do São Benedito podem enfrentar enchentes de novo

Compartilhe:

Um problema que persiste há décadas e pelo que parece ninguém consegue resolver, deverá ser enfrentado novamente pelos moradores do Jardim São Benedito, bairro da região central de Olímpia que é conhecido popularmente por “Pito Aceso”. Quer dizer, eles podem voltar a enfrentar problemas com as enchentes costumeiras assim que iniciar a próxima temporada das águas.
 

Pelo menos é o que se pode entender das explicações dadas pelo secretário municipal de Obras, Rene Galeti, durante uma entrevista que concedeu no início desta semana, a uma emissora de rádio da cidade.
 

“Ali no São Benedito é um problema que vai se resolver com obras de impacto, obras caras, de desapropriação que geram transtornos tanto para o dono do imóvel, quanto para a Prefeitura”, justificou quando questionado sobre uma solução para o problema.
 

Entretanto, o que transparece é que mesmo com o crescimento que se verifica do orçamento fiscal previsto para cada ano, a Prefeitura Municipal não consegue encontrar formas de projetar valores para realizar no local as obras necessárias para eliminar o problema.
 

“Nós estamos tentando resolver esse problema do São Benedito na raça porque é uma obra que a Prefeitura não tem caixa para fazer, mas os projetos já estão ficando prontos. Devemos licitar algumas galerias ainda neste ano”, explicou.
 

Mas a saída indicada pelo secretário não deverá ter resposta a curto prazo: “Aquilo que a gente não conseguir contemplar com obra de melhoria de rede, a gente vai tentar destinar essas famílias que estão principalmente naquela quadra próxima ao rio a uma moradia do Minha Casa, Minha Vida 2. Aconselho a essas pessoas que se sentem em situação de risco que também façam a inscrição, porque ali vamos ter cotas que a gente vai poder destinar a essas pessoas para o Jardim Harmonia”.
 

ENCHENTE EM CIMA DE ENCHENTE
 

Todo ano o bairro enfrenta esse problema crônico e sempre quando ocorrem grandes chuvas. Embora a enxurrada forte não tenha origem ali, o problema se avoluma a partir do cruzamento das avenidas Deputado Waldemar Lopes Ferras, Mário Vieira Marcondes e Desembargador Manoel Arruda.
 

Deste ponto para baixo, em sentido quase que paralelo à Deputado Waldemar Lopes Ferraz, as águas vão se acumulando e, a partir do cruzamento da Rua Tiradentes com a Avenida dos Olimpienses começa a gerar grandes prejuízos.
 

São casas danificadas, muros desabados, aparelhos eletrodomésticos prejudicados, móveis, roupas e até alimentos perdidos por causa da invasão das águas.
 

O problema já é histórico e vem acontecendo principalmente a partir das pavimentações feitas nos Jardins Vitório Parolim e Cisoto, além de parte também do Jardim Menina-Moça, ao lado do Jardim Antônio José Trindade, conhecido por COHAB I.
 

Anualmente o problema é verificado, porém, de tempos em tempos com situação mais complicada. Ocorre que o sistema de drenagem de água existente no local, que há muito tempo serviu de leito a um riacho que tinha nascente no Jardim Paulista e se deslocava em direção ao córrego Olhos D’água onde desaguava nas proximidades do local onde atualmente é a sede do Sindicado dos Bancários.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas