12 de agosto | 2023

Ministro do Turismo visitou Recinto do Fefol na 5ª feira

Compartilhe:

TURISMO E FEFOL!
Ministro teve problemas com o voo e chegou apenas no início da noite, indo direto para o Recinto.
Lá ele discursou: “Saiba que o Governo Federal está de mãos dadas com vocês para fortalecer ainda mais o turismo em Olímpia. Vamos apoiar os projetos como o futuro aeroporto e essa parceria que surge para trazer mais desenvolvimento e renda”.

 

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura – A Estância Turística de Olímpia recebeu, na noite dessa quinta-feira (10), a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que teve a oportunidade de conhecer o Festival Nacional do Folclore, um dos maiores encontros da cultura popular do país.

O agente político, que esteve na cidade para compromissos institucionais e partidários, foi recebido, ao lado do prefeito Fernando Cunha, no Recinto do Folclore, por autoridades, pela população e pelo grupo Trilhas da Amazônia, de Belém – Pará, sua terra natal, em uma saudação especialmente preparada pela Prefeitura em parceria com a Comissão do FEFOL e os grupos participantes.

A visita a Olímpia e ao Fefol quebra um jejum de 30 anos do festival sem receber um ministro de Estado, oportunidade para a cidade mostrar sua importância enquanto Capital Nacional do Folclore. A vinda contou com a intermediação do Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e sua assessoria, representados pelos assessores, William Zanolli e Mônica Nogueira, conforme informado recentemente ao prefeito Fernando Cunha.

MINISTRO CHEGOU NO INÍCIO DA NOITE

Embora anteriormente confirmado para uma agenda oficial no município, incluindo também uma apresentação técnica do “MTur Itinerante”, na Câmara Municipal, no período da tarde, e posterior visita ao FEFOL, o ministro chegou apenas no início da noite à cidade.

Em sua breve passagem pelo festival, que antecedeu outro compromisso político do ministro na cidade, os grupos de todo o país, que participam da 59ª edição da festa mais tradicional da Capital Nacional do Folclore adentraram rapidamente a arena, passando em frente ao palco, durante o discurso do ministro, para reafirmarem o importante encontro de culturas que Olímpia promove e o forte trabalho para preservação das tradições.

GOVERNO DE MÃOS DADAS
PARA FORTALECER O TURISMO DE OLÍMPIA

“Saiba que o Governo Federal está de mãos de dadas com vocês para fortalecer ainda mais o turismo em Olímpia. Vamos apoiar os projetos como o futuro aeroporto e essa parceria que surge para trazer mais desenvolvimento e renda. O folclore é uma das expressões mais ricas da cultura e da beleza do povo brasileiro. Vou levar a Brasília e para cada lado do país que eu estiver a oportunidade de visitar, um pouco do carinho que recebemos hoje, aqui em Olímpia. Parabéns não só pela estrutura, mas pela forma carinhosa e amistosa que o povo de Olímpia recebe seus visitantes”, declarou o ministro no palco do Fefol.

FUNGETUR

A agenda do ministro na cidade tinha ainda o propósito de trazer as novas iniciativas e programas do Governo Federal para o desenvolvimento do turismo nos municípios, através do “MTur Itinerante”, que escolheu Olímpia para apresentar o Fungetur – Fundo Geral do Turismo, que proporciona financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos privados e também o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), orientando, assim, o trade turístico sobre o direcionamento de verbas do Mtur para obras, capital de giro e a compra de equipamentos, com a concessão de crédito por instituições financeiras de todo o país a empresas do setor inscritas no Cadastur.

Para o encontro, que contaria com a presença do Ministro que não compareceu por atraso em sua vinda, Olímpia mobilizou prefeitos, secretários municipais, lideranças do Turismo e outros representantes de mais de 20 cidades de toda a região.

Na Câmara, para recepcionar os convidados, grupos participantes do Fefol também se apresentaram em saudação aos presentes. A pauta técnica de apresentação do Fungetur e do Cadastur foi conduzida pelo Coordenador Geral de Apoio ao Crédito do Ministério do Turismo, João Pita de Freitas, que ainda esclareceu dúvidas do trade turístico e de gestores.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas