18 de dezembro | 2013

Ministério da Cultura premia mestres de folias de reis e de Moçambique de Olímpia com R$ 10 mil cada

Compartilhe:

Da redação e assessoria

O Ministério da Cultura premiou mestres de companhias de reis e de Moçambique de Olímpia, com o valor de R$ 10 mil cada um. No inicio de 2013 a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, os inscreveu no Prêmio Culturas Populares – Edição 100 ANOS de Mazzaropi – A Cultura Popular no Cinema.

A premiação é iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. No mês de novembro foram divulgados os nomes dos contemplados com oito mestres olimpienses agraciados. No entanto, eles ainda aguardarão a avaliação da documentação apresentada.

“É um marco histórico para a cidade de Olímpia, fizemos as inscrições no inicio do ano, mas não contávamos com tantos contemplados no município. Nos quatro anos anteriores somente dois grupos conquistaram o subsidio, e em 2013, em um único ano, tivemos oito. Isso prova que Olímpia tem seu espaço e a cultura popular, tradicional, tem que ser preservada. É nosso dever trabalhar para fomentar e manter as tradições”, disse Caio Longhi, diretor do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”.
 

O MinC recebeu 1.467 inscrições de todo Brasil, destas, 831 foram habilitadas. Na quarta, 11 de dezembro, encerrou o prazo para apresentação de documentação e o Ministério agora analisa os documentos para endossar a premiação aos que estiverem regularizados.

Os mestres olimpienses são: Cia. de Santos Reis "Magos do Oriente" – Mestre: Antônio Miguel Alves da Silva; Cia. de Santos Reis "Lapinha de Belém" – Mestre: Dorvano da Silva; Cia. de Santos Reis "Visitantes de Belém" – Mestre: Geraldo dos Santos; Cia. de Santos Reis "Estrela Guia" – Mestre: Aparecido de Paula Souza; Cia de Santos Reis "Os Visitantes de Belém" – Mestre: Natal Viáro; Cia. de Santos Reis "Família Miranda" – Mestre: Luiz Batista de Carvalho Sobrinho; Terno de Moçambique "São Benedito" – Mestre: Adelis Paula dos Santos; e Banda Musical da Assembleia de Deus do Ministério de Santos – Mestre: Ezequiel Gonçalves da Silva.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas