18 de junho | 2013

Manifesto convocado por jovens pelo facebook já tem quase mil presenças confirmadas

Compartilhe:

As movimentações de protestos que começaram em São Paulo na semana passada, e se espalharam pelo Brasil nesta segunda-feira (17), estão chegando a Olímpia e ganhando força, com quase mil pessoas confirmando suas participações. Trata-se de uma manifestação que está sendo convocada com o nome de Ato Olímpia I, através de uma página de relacionamento do facebook, convocando para um movimento pacífico no final da tarde da quinta-feira desta semana, dia 20, às 17h30. Um dos internautas, Zelém Gomes, anunciou na terça-feira, que foi conseguido um trio elétrico para a manifestação e que o capitão da polícia militar em Olímpia já havia sido comunicado.

O manifesto convoca as pessoas para a reunião na frente da Estação Rodoviária Paschoal Lamana, na região central da cidade, de onde partirá a movimentação de reivindicações. Até a tarde desta terça-feira, 18, por volta das 14h30, já eram 953 presenças confirmadas e outras 287 pessoas ainda dependendo de uma decisão pessoal, segundo apurou o iFolha.

No entanto, na manhã de quarta-feira, aparecia um número menor de confirmados em razão de ter sido criada uma nova página no "Face", para ter a mediação apenas de uma pessoa, no caso o próprio internauta que assina como Zelém Gomes. Nesta página apareciam 600 como confirmados, mais de duzentos aguardando confirmação e quase nove mil convidados. Juntando os número do dia anterior ao de quarta-feira, calcula-se que mais de 1500 internautas tenham confirmado presença.

Em Rio Preto, na terça-feira, por volta de 14 horas, na pagina do movimento daquela cidade no facebook, estava estampado que 15 mil pessoas haviam confirmado presença. Entretanto, no final da tarde, quando se deu a passeata, segundo dados do Diário da Região de Rio Preto, compareceram 4 mil manifestantes.

Um dos participantes do movimento se manifestou assim: “Bom pessoal, ontem foi um dia maravilhoso a nível nacional e não foi diferente aqui na nossa cidade. Algumas coisas inesperadamente boas e outras nem tanto… vamos a elas… Esse movimento tem um objetivo claro… ser legítimo, e como isso pode ser possível? Os pontos mais importantes e IMUTÁVEIS são os seguintes: … 1. NÃO EXISTEM líderes ou representantes. 2. O movimento é do povo e para o povo, portanto NÃO SERÃO aceitos ajudas ou favores de partidos ou representantes políticos. Assim como, nas passeatas NÃO SERÁ admitido o uso de bandeiras, camisas ou qualquer outro símbolo ligado direta ou indiretamente a partidos políticos. 3. O movimento é LIVRE e ABERTO.
 

A lista de problemas no país e na cidade é simplesmente gigantesca e não existe uma escala de importância decidida por ninguém que não seja a maioria. Nos protestos, se você achar que a questão mais urgente é o transporte, faça um cartaz sobre isso e grite, fale, proteste por isso. Se acha que é a saúde, faça cartazes e grite por saúde. Não acatem ou se submetam a ordem de NINGUÉM, o movimento é de cada um de nós, e cada um de nós sabe onde aperta mais o sapato e SABE o que tem que mudar”.

Mas deixam clara a preocupação com a organização e a segurança dos participantes: “NA PARTE DA TARDE ESTAREMOS COM O CAPITÃO DA POLÍCIA ENTREGANDO O OFÍCIO E ASSIM OFICIALIZANDO NOSSA MANIFESTAÇÃO QUINTA-FEIRA 20/6 ÀS 17:30 SAINDO DA RODOVIARIA DE OLÍMPIA”, diz outro dos organizadores.

“Não sei se perceberam o que ta rolando no Rio e em muitas outras cidades. Não existe um foco, pois o foco é nada mais nada menos do que o BRASIL, mas olhem simplesmente para o que esta errado! Faça sua faixa proteste a causa que você acha que deve ser melhorada e pronto! Sem objetos nas mãos também por favor. Exemplos: pedra, pedaços de arvores "pal, ripas e tudo aquilo que apresente rebeldia. Apenas segure sua faixa e cante grite e manifeste !”, avisa outro internauta que já confirmou sua presença.

EXPLICANDO CENTAVO POR CENTAVO

Mas a mensagem que mais chamou a atenção foi postada pela internauta Paula Martinussi Gil: “Pra quem não entendeu ainda: os vinte centavos, um por um: 00,01 – a corrupção; 00,02 – a impunidade; 00,03 – a violência urbana; … 00,04 – a ameaça da volta da inflação 00,05 – a quantidade de impostos que pagamos sem ter nada em troca; 00,06 – o baixo salário dos professores e médicos do estado; 00,07 – o alto salário dos políticos; 00,08 – a falta de uma oposição ao governo; 00,09 – a falta de vergonha na cara dos governantes; 00,10 – as nossas escolas e a falta de educação; 00,11 – os nossos hospitais e a falta de um sistema de saúde digno; 00,12 – as nossas estradas e a ineficiência do transporte público; 00,13 – a prática da troca de votos por cargos públicos nos centros de poder que causa distorções; 00,14 – a troca de votos da população menos esclarecida por pequenas melhorias públicas (pagas com dinheiro público) que coloca sempre os mesmos nomes no poder; 00,15 – políticos condenados pela justiça ainda na ativa; 00,16 – os mensaleiros terem sido julgados, condenados e ainda estarem livres; 00,17 – partidos que parecem quadrilhas; 00,18 – o preço dos estádios para a copa do mundo, o superfaturamento e a má qualidade das obras públicas; 00,19 – a mídia tendenciosa e vendida; 00,20 – a percepção que não somos representados pelos nossos governantes”. “Se precisarem tenho outros vinte centavos aqui, é só pedir”, acrescentou.

FALANDO DOS IMPOSTOS

Outra internauta destacou: “Vamos la pessoal, temos o direito de lutar pelo que é nosso. Não só pela tarifa de ônibus, mas pela educação, alta taxa impostos (o valor IPVA, IPTU, etc, é muito alto!), e principalmente pela péssima qualidade da saúde pública. Tanto do Brasil, quanto de Olímpia. A quantidade de impostos que pagamos é muito mais que …o suficiente para suprir essas necessidades BÁSICAS de qualquer cidadão. Isso não é alvoroço, nem violência, são apenas manifestações da insatisfação dos brasileiros, e com razão! E pra quem ta por fora do assusto, se informe porque é importante. Não só os estudantes, mas todos os moradores insatisfeitos deveriam se manifestar e comparecer no I Ato Olímpia – SP e nos outros Atos do Brasil quem puder”.

A mesma internauta disparou: “Se o dinheiro público não fosse utilizado em outros "MEIOS", teríamos uma excelente qualidade de vida. E não teria necessidade alguma de subir o valor de qualquer taxa! Hoje, quem depende exclusivamente do UPA corre sérios riscos”.

Outra mensagem postada que chamou a atenção: “Eu apoio a ideia de manifestação pacífica, até porque, de lei, temos esse direito. Se alguns não acreditam na força que temos só lamento, pois são fúteis e conformados com a situação do país. Não farão meros R$0,20 que fizeram os brasileiros acordarem, mas sim continuas impunidades que vemos no governo. Acredito que dessa vez podemos mudar a taxada frase: `no Brasil, tudo acaba em pizza…`, mas como muitos já disseram em posts anteriores, precisamos estar munidos de argumentos, garra, força e determinação, independente do que acontecer. Afinal, como diria nossa querida presidente, que pode ter lutado durante a ditadura, mas hoje faz vista grossa diria: ` os jovens são o futuro do país…` então vamos mostrar a ela o poder que esse futuro tem. E deixem que a mídia faça a cabeça dos ignorantes, o importante é sabermos o motivo de lutarmos. `VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA`.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas