20 de dezembro | 2009

Lojistas apostam em aquecimento de 50%

Compartilhe:

Embora com resultados considerados bons dentro das expectativas iniciais, faltando poucos dias para a data os lojistas ainda apostam em um aumento de até 50% nas vendas durante os últimos dias do período de Natal. O sentimento abrange comerciantes de todos os setores consultados, como, por exemplo, de móveis, eletro domésticos, eletrônicos, confecções, calçados, presentes em geral e assessórios.Até nesta semana, os resultados registram vendas até 50% acima do registrado no mesmo período de 2008. Pelo menos isso é o que se pode depreender das informações obtidas nos últimos dias pela reportagem desta Folha, com lojistas de variados segmentos do comércio da cidade de Olímpia.

“O brasileiro deixa para a última hora para comprar o seu eletrodoméstico, seu presente de natal, ou deixar a casa bonita para receber visitas”, observa o gerente da Colombo, Alcimar Ruiz Miron, ao comentar o fluxo de consumidores que espera ver na cidade nos próximos dias.

O seguimento de perfumaria também tem o mesmo pensamento. Na Lacqua di Fiori, a ven­dedora Laís Delbone Bueno, explica que espera aumentar as vendas em pelo menos 30% para chegar na projeção inicial. “Primeiro os consumidores visitam e pesquisam bastante, deixando para comprar na próxima semana”, comentou.

Seja a movimentação de pessoas nas ruas ou o resultado das vendas, o aumento já é considerável no local. Para Osmar Silvério, gerente da Ao Barulho, o momento econômico do país, que superou rapidamente a crise financeira que rompeu no final de 2008, tem responsabilidade pelos resultados obtidos, já superando em aproximadamente 15% em relação a dezembro de 2008. “Muitas empresas vão pagar o 13.º salário integral agora e por isso creio que vai ter um aquecimento muito grande nos últimos quatro dias”, estima.

Mas há quem considere que a aparência do resultado ser bom neste dezembro seja justamente em razão do que aconteceu em 2008. Também apostando nas vendas de última hora, a vendedora do Mercadão dos Calçados, Vanessa Valéria Rodrigues, ainda espera mais do consumidor. “Em relação aos outros meses deste ano acredito que cresceu cerca de 40%”, calcula.

Presentes e assessórios

A diretora da Ra-tim-bum Papelaria e Presentes, Leiliane Ro­berto Caputo, embora também esperando ainda muita coisa até o Dia de Natal, aponta aquecimento no comércio em dois sentidos. Segundo ela, as vendas cresceram cerca de 15% quando comparadas com dezembro de 2008 e, até 50% quando a comparação é feita com os demais meses de 2009. “Melhor do que a expectativa inicial”, revelou.

A procura por assessórios como bolsas e cintos, embora considerados mais modestos, também mostras seus resultados. De acordo com Janete Aparecida dos Santos, proprietária da Modart, mesmo considerando que o resultado está igual a 2008, as vendas cresceram em torno de 50%, quando compara com os demais meses de 2009.

Porém, Janete Santos ainda aguarda muito mais até a chegada do Dia de Natal. “Um movimento bem maior, porque o consumidor deixa sempre para a última hora”, enfatizou a lojista.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas