03 de setembro | 2023

Lobo-guará solto pelas ruas é capturado em barracão em construção em Olímpia

Compartilhe:

HOMEM X NATUREZA!
Ameaçado de extinção, o animal foi devolvido à sua mata de origem no mesmo dia.

 

Corpo de Bombeiros capturou lobo-guará dentro de barracão em construção. Foto Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ameaçado de extinção, lobo-guará corria pelas ruas em Olímpia. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi resgatado em Olímpia (SP) no último domingo, 27. O animal foi capturado dentro de um barracão em construção, sem ferimentos.

A ação de resgate aconteceu após uma mulher avistar o lobo-guará circulando pelas ruas do centro da cidade e acionar os bombeiros. A equipe de resgate conseguiu capturar o animal e, em seguida, a Polícia Ambiental entrou em ação para devolvê-lo ao seu habitat natural.

Segundo o Cabo Willian da polícia ambiental de Barretos, o lobo-guará foi avaliado por um veterinário e estava em bom estado de saúde, o que permitiu sua rápida soltura em uma mata próxima. Essa medida visa priorizar a reintegração do animal ao mesmo grupo social, evitando possíveis rejeições que poderiam ocorrer se ele fosse solto em local distante.

O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, possui características singulares e é inofensivo ao homem, de comportamento dócil. Sua alimentação inclui roedores, pequenos répteis, caules doces, mel, aves e frutos. A gestação dessa espécie dura aproximadamente 62 a 66 dias, com ninhadas de até seis filhotes.

Embora a perda de habitat tenha sido considerada no passado como a principal causa da diminuição da população de lobo-guará no Brasil, pesquisadores revelaram em 2005 que o preconceito, desconhecimento e superstições também contribuem para essa ameaça. Além disso, o lobo-guará ainda é alvo de caça, com a retirada de seus olhos para uso como amuleto, além de ser caçado por proprietários rurais sob o pretexto de proteger aves e pequenos animais.

A ação de resgate em Olímpia ressalta a importância de proteger essa espécie única e contribuir para sua sobrevivência em nosso país e na América do Sul.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas