05 de agosto | 2012

Leia a resposta do direito de resposta do provedor da Santa Casa

Compartilhe:

DO DIREITO DE RESPOSTA POR OFENSA AO CIDADÃO QUE A ESTA SUBSCREVE MATÉRIA DE PÁGINA INTEIRA (11) DO SEMANÁRIO FOLHA DA REGIÃO DO DIA 14.07.2012

De proêmio agradecemos a atenção pelo deferimento da resposta à matéria jocosa plantada para fomentar o inconformismo popular contra a Santa Casa de Olímpia.

Para tanto gostaríamos de consignar que a Santa Casa de Olímpia é administrada por homens de bem, atuantes na sociedade local através do trabalho a diversas instituições de induvidável respeitabilidade, que não são remunerados e devotam seu tempo para o bem da comunidade, mesmo afligindo suas famílias pela ausência de convívio.

Louvando os atos da administração pública local pelo belo serviço prestado pela UPA, temos a informar que a Santa Casa, por força de convênio com o Município, atendia uma média mensal de 6.000 cidadãos, dentre os quais, na média, 700 cidadãos eram de planos de saúde, sendo na maioria UNIMED.

Embora tais usuários UNIMED pagassem pelo serviço de saúde, o atendimento de porta única, como em todos os hospitais do Brasil, não tinham qualquer regalia, ou seja, pagando ou não o atendimento era feito na melhor qualidade a todos, melhor que o atendimento de porta em municípios maiores que o nosso.

Sendo inegável que o Município dispôs através da UPA um melhor atendimento à população, cumpre a nós, agora, prestar um serviço de excelência aos usuários de planos de saúde.

Outrossim, o Hospital Santa Casa, cujo corpo clínico é da melhor capacidade, com indiscutível devoção à profissão, jamais se omitiu em cumprir o seu papel social, tanto que 80% das internações e 90% das cirurgias são oriundas do Sistema SUS.

Assim, são injustificáveis os achaques perpetrados por este semanário contra a pessoa do Provedor que a esta subscreve, sendo a “desinformação” um capricho voluntário que raia a irresponsabilidade, malgrado por quem nunca fez nada em prol do progresso social ou moral da nossa comunidade.

Embora os lamentáveis ataques sobre os quais nos permitimos manifestar, entendemos que cada um tem o direito de dizer o que quer, porém, ainda que judicialmente, deve responder pelo que diz.

Atenciosamente,

Olímpia, 3 de agosto de 2012.

MARIO FRANCISCO MONTINI – CIDADÃO OLIMPIENSE

NOTA DA REDAÇÃO:
Em momento algum o eminente provedor fala ou cita na matéria, em que contexto e por que se ofendeu, não ficando claro para o editor e possivelmente para o leitor, do está pretendendo falar. Objetivamente demonstra dificuldade de expressar com exatidão as razões pelas quais se sentiu ofendido.

Nota-se, no entanto, no desejo de fazer política e a evidência do que busca negar. Ao louvar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, comandada pela administração pública, assim como a Santa Casa, de forma indireta, que perguntar carece, se a UPA que de certa forma está substituindo a Santa Casa nas questões de Pronto Socorro, está fazendo um belo serviço, isto pode significar que o trabalho levado pela Santa Casa anteriormente deixava a desejar?

Até porque o direito de resposta se relacionava com matéria relacionada com a Santa Casa e não com motivos outros, e ao afirmar-se que o município dispôs através da UPA um melhor atendimento, como a Santa Casa é quem se responsabilizava por este serviço é de se concluir pela má qualidade dos serviços prestados anteriormente?

As matérias publicadas por este jornal nunca discutiram ou duvidaram da capacidade do corpo clínico que compõe este hospital e a matéria que não foi citada no direito de resposta com certeza não tratava disto, portando fica prejudicado, no nosso entendimento, este direito por perder-se em respostas cujo objetivo principal mais parece ser o desejo de louvação a políticos e politicalhas menores e não o interesse maior que deveria ser a instituição, que a própria resposta demonstra, está em crise.

Em relação ao discurso copiado das tristes figuras do tempo da ditadura que não se cansavam de acusar a outrem de não fazer nada, ou a ameaça totalitária de acionar a justiça, temos que só reafirmar a ideia de que a mordaça parece fazer parte do ideário do redator do texto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas