03 de março | 2023

Inteligência Artificial escreve crônica sobre os 120 anos de Olímpia

Compartilhe:

CHATGPT!
Repórter da Folha que também é advogado entendeu que estas profissões assim como outras podem estar ameaçadas.
O texto foi escrito em questão de segundos respondendo um simples pedido: “Escrever uma crônica sobre os 120 anos da cidade de Olímpia-SP”.

Entrando na onda da inteligência artificial, esta semana, o repórter Silvio Facetto resolveu testar o site em que é disponibilizado gratuitamente o acesso a uma destas inovações que estão causando um misto de espanto e temor na internet.

No site https://chat.openai.com/chat/1b12322b-f993-4ab9-85ae-ab9f0af1d31c ele solicitou que a ChatGPT escrevesse uma crônica sobre os 120 anos de Olímpia.

Literalmente foi digitado: “Escrever uma crônica sobre os 120 anos da cidade de Olímpia-SP”.

Em poucos segundos veio a resposta:

“Há 120 anos, um pequeno vilarejo no interior de São Paulo ganhou o status de cidade. Olímpia, como ficou conhecida, tinha pouco mais de 3 mil habitantes na época, mas desde então não parou de crescer e se desenvolver.

CIDADE FAMOSA
POR SEU PARQUE AQUÁTICO

Hoje, com uma população de mais de 55 mil pessoas, Olímpia é um importante polo turístico do estado de São Paulo. A cidade é famosa por seu parque aquático, o Thermas dos Laranjais, que atrai visitantes de todo o país.

Mas a história de Olímpia vai muito além do turismo. O município é rico em cultura e tradições, e preserva seu patrimônio histórico com muito orgulho. A Igreja Matriz de São João Batista, por exemplo, é um dos principais símbolos da cidade e um dos mais belos templos religiosos da região.

Ao longo dos anos, Olímpia também se destacou em áreas como a agrícola e a pecuária. A cidade é conhecida por sua produção de laranjas e cana-de-açúcar, e é um importante polo de produção de leite na região.

Mas o grande marco da história de Olímpia é sem dúvida a sua emancipação política, ocorrida em 1903. Naquela época, a cidade ainda era um pequeno núcleo urbano, com ruas de terra e pouca infraestrutura. Mas ao longo das décadas seguintes, Olímpia se transformou em uma cidade moderna e próspera, com ruas asfaltadas, sistemas de saneamento básico e um comércio vibrante.

ORGULHO DE SUA
TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO

Hoje, ao completar 120 anos, Olímpia pode olhar para trás com muito orgulho de sua história e de sua trajetória de crescimento e desenvolvimento. E pode olhar para o futuro com a certeza de que ainda tem muito a conquistar e contribuir para o desenvolvimento do estado e do país. Parabéns, Olímpia!”.

Acredite se quiser. O texto foi escrito por uma inteligência artificial e respondendo apenas a uma pergunta do repórter. O ChatGPT, no entanto, tem acesso às informações que estão disponíveis na internet.

Para espanto do repórter, a resposta que recebeu alertam para o fato de que com o aprimoramento que a inteligência artificial, que nada mais é do que um programa de computador que faz os seus próprios programas, deverá alcançar em breve, profissões como jornalista e advogado (no caso, as do repórter) poderão desaparecer ou prescindir de grande parte dos profissionais da área.

O QUE É O CHATGPT?

O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.

O algoritmo do Chat GPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogos virtuais. A ideia é que ele pudesse aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente. O sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.

A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas