16 de agosto | 2011

Incêndio queima 40 alqueires de cana e interrompe fornecimento de energia elétrica em Altair e Guaraci

Compartilhe:

Um incêndio que teve início da manhã da segunda-feira desta semana, dia 15, por volta das 10h30, consumiu aproximadamente 40 alqueires de cana-de-açúcar, destruindo uma área equivalente a 600 campos de futebol. Além disso, atingiu quatro torres de transmissão das CPFL, chegando a interromper o fornecimento de energia elétrica em Altair e Guaraci.

O?incêndio que começou por volta das 10h30 foi controlado apenas no final da tarde, consumiu mais de 40 alqueires de cana e de pastagem de três fazendas e quatro torres de alta tensão foram atingidas.

De acordo com a informação divulgada no início da noite de segunda-feira, 15, pela TV Tem, de São José do Rio Preto, foram necessários 17 caminhões tanques para fornecer água aos bombeiros durante todo o dia, com apoio de viaturas do Corpo de Bombeiros.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas segundo a assessoria de imprensa da usina Cruz Alta, a colheita da cana no local é feita com máquinas e não pode colocar fogo.

O incêndio que começou em canavial da Fazenda Borges, bairro rural das Posses, na divisa com o município de Guaraci, avançou no final da tarde em áreas de mata da Fazenda Santa Helena, que pertence a Luiz Carlos Foresti e de outra fazenda.

O fogo chegou a atingir quatro torres de alta tensão, das proximidades, chegando a provocar a interrupção do fornecimento de energia em Altair e Guaraci, momentaneamente.

Em nota, a Guarani informou que, desde o início do fogo, tomou as providências necessárias para combater o incêndio, que ocorreu em uma área na qual a colheita da cana-de-açúcar é feita de forma mecanizada.

"A empresa mobilizou todos os recursos disponíveis em apoio ao trabalho das autoridades e agradece ao Corpo de Bombeiros pelo empenho na solução do acidente", ressalta a nota da empresa. "A Guarani avalia a causa e o prejuízo acarretado à lavoura", acrescentou.

A empresa divulgou também que arrendava a maioria dessas terras e que foram queimadas mais de 42,5 mil toneladas de cana-de-açúcar, na área de aproximadamente em 584 hectares.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Por outro lado, consta que o incêndio destruiu uma área de aproximadamente 100 metros quadrados de preservação ambiental, na propriedade rural Sítio Santa Rita, localizada também na região do bairro rural Posses.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Olímpia, pelo produtor rural Moacir Sartori, que é sócio proprietário das terras. Segundo ele, o fogo atingiu a propriedade por volta das 14 horas, destruindo cercas e um alqueire de pastagens.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas