01 de novembro | 2016

Hacker sequestra banco de dados de empresa de Olímpia

Compartilhe:

Foi sequestrado o banco de dados de uma empresa de Olímpia, contendo arquivos financeiros da empresa e de clientes e criptografados todos os arquivos. Foi necessário o pagamento em Bitcoins (moeda virtual), equivalente a R$ 4.370,00, para a recuperação dos dados.

O caso foi registrado na terça-feira, 25, na delegacia de polícia de Olímpia, quando um representante da empresa de Olímpia, que não teve o nome divulgado pela polícia, relatou que nos dias 21 e 22 deste mês, um hacker invadiu o servidor, sequestrando o banco de dados da empresa, entre eles dados financeiros e de clientes, “criptografando” todos os arquivos.

O invasor deixou um e-mail para contato e a identificação ID. Com isso, a empresa encaminhou uma mensagem para o e-mail traduzido pelo google para o inglês, solicitando informações de como proceder para que os arquivos fossem  “descriptografados”.

Segundo o representante da empresa contou na polícia, foi obtida resposta na versão americana, que traduzia para o português, que exigia o pagamento em “Bitcoins”, bem como a conta para onde deveria ser enviada a moeda.

A empresa teve que pesquisar como adquirir esta moeda (virtual). Foi necessário fazer um cadastro para adquirir os “Bitcoins”.

Para a segurança de que os arquivos seriam “descriptogrados”, a empresa solicitou para que o criminosos enviassem dois arquivos, o que foi feito na versão anterior. Com isso, o “resgate” foi pago e os dados devolvidos.

No entanto, segundo o representante, observou-se que os dados não estavam mais na mesma ordem e na originalidade, posto que muitos dados se perderam. A empresa teme que o prejuízo possa ser muito maior que o valor pago e solicitou o registro da ocorrência, pois a empresa poderá responder junto aos órgãos públicos (entre eles a fazenda), por eventuais informações prestadas de forma errada, como, por exemplo, contagem de estoque.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas