05 de dezembro | 2010

Geninho anuncia Fefol para julho mesmo contrariando Lei Orgânica

Compartilhe:
 
O prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho (foto), anunciou a antecipação da realização dos Festivais Nacional do Folclore (Fefol), a partir de 2011, contrariando a Lei Orgânica do Município de Olímpia (LOM), promulgada no dia 5 de abril de 1990.


O anúncio foi feito durante discurso que fez na reinauguração da Praça da Matriz de São João Batista, na noite da quarta-feira, dia 1.º de dezembro, mas a informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do município.


No entanto, há um grande obstáculo no artigo 220 da LOM, que prevê que o “Município promoverá, no mês de agosto de cada ano, o Festival do Folclore, que versará sobre expressões artísticas e culturais populares de todo o território nacional”.


Nos incisos I e II, são observadas, ainda, que “o evento deverá ser amplamente divulgado em todo território nacional”; e que “as escolas serão estimuladas a participar do Festival e a desenvolver, durante o mês, ações e estudos objetivando a divulgação dos costumes e das tradições locais, estaduais e nacionais”, respectivamente.


A LOM rege, em todos os sentidos, a forma de administrar o município. “O Povo olimpiense, por seus representantes na Câmara Municipal, invocando a proteção de Deus, e inspirados nos princípios constitucionais da República Federativa do Brasil e do Estado de São Paulo, e no ideal de a todos assegurar justiça, bem-estar e paz social, aprova …”, diz o preâmbulo da LOM, promulgada no dia 5 de abril de 1990.


Ocorre que, segundo informação divulgada pela assessoria de imprensa, na quinta-feira, dia 2, confirmando a afirmação do prefeito, diz que a prefeitura altera calendário de eventos em 2011: “Festival do Folclore será realizado em julho para atrair turistas”.


Segundo a nota enviada à redação desta Folha, “o Festival Nacional do Folclore de Olímpia, há 46 anos realizado no mês de agosto, em 2011 será antecipado para o mês de julho”.


O prefeito também revelou que o carnaval, que no ano que vem será de 5 a 8 de março, e o aniversário da cidade, comemorado no dia 2 do mesmo mês, terão uma só festa. O Olímpia Rodeo
Festival (Festa do Peão), realizado em junho em suas duas edições, será transferido para outubro.


“Acertei com o secretário Beto Puttini (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), e vamos mexer em todas as festas da cidade, espalhando-as pelo ano e tornando-as mais atrativas para o público, inclusive para os turistas”, afirmou Geninho.


FÉRIAS ESCOLARES


O prefeito justifica a mudança do Fefol, principalmente, como uma forma de atrair os turistas para o evento, uma vez que julho é mês de férias escolares.


“Neste ano de 2010 notei que a cidade estava lotada em julho, os turistas não tinham o que fazer, e terminada as férias, a cidade se esvaziou da noite para o dia. Aí veio o Festival do Folclore, que nos últimos 15 anos vem perdendo o seu público, e os turistas que poderiam prestigiar não estavam mais aqui”, alega o prefeito.


“Alguma coisa tinha de ser feito. Mudar as férias de julho do Brasil todo seria uma missão impossível, então vou levar o Fefol para uma semana antes, para o final de julho”, acrescentou, afirmando que “não estou inventando a roda. O Festival já foi mudado há anos atrás, do dia 22, que é o dia nacional do Folclore, por causa da festa do peão de Barretos”.


Por isso, segundo o comunicado da assessoria, o 47.º Fefol, em 2011, será realizado entre os dias 23 a 31 de julho, com duração de 9 dias.


TURISMO


O primeiro ponto positivo, na visão do prefeito, “é que as crianças de Olímpia não perdem mais aulas, ao contrário do que acontecia na primeira semana de agosto”.


O segundo ponto é que as crianças, filhas dos participantes dos estados brasileiros, poderão vir, o que antes não ocorria, exatamente pelo período escolar.


Sem contar, segundo Geninho, “que temos de reconhecer no turismo a grande mola propulsora do turismo e, com certeza, os turistas terão onde ir, se divertir, aprender mais sobre folclore e da nossa cultura e, claro, lotar o recinto, prestigiando o nosso Fefol”.


Além disso, acrescenta o prefeito, será mais um atrativo para as operadoras de turismo de todo o País, que poderão vender pacotes incluindo o Parque Aquático Thermas dos Laranjais e o Festival de Folclore.


CARNAVAL E
ANIVERSÁRIO

Já sobre a ‘união’ (sic da assessoria) do carnaval e das festividades do aniversário da cidade, dia 2 de março, o prefeito explicou que a proximidade das datas facilitará realizar uma festa só. O carnaval de 2011 será de 5 a 8 de março.


Já o Olímpia Rodeo Festival, conhecido por festa do peão, antes realizado na semana do padroeiro da cidade, São João Batista, em junho, passará para outubro em 2011. “Eu tinha todos os eventos no primeiro semestre e comecinho do segundo, agora não, tenho praticamente o ano todo”, finaliza.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas