05 de fevereiro | 2012

Furtos e roubos de veículos cresceram mais de 90% em 2011

Compartilhe:
 
De acordo com o mapa da violência divulgado recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município de Olímpia fechou o ano de 2011 com o total de 78 ocorrências de furtos e roubos de veículos registrados pela polícia. Esse total representa um aumento de 90,2% em relação ao ano anterior quando foram verificados 41 casos.


Por isso o ano de 2011 pode ser considerado o mais violento da história da cidade, principalmente a partir de 2001, quando os dados começaram a serem divulgados na página do órgão na Internet.


Até então, o ano com maior número de casos registrados foi 2009 com o total de 56 ocorrências do gênero. Outros números que se aproximam de 2009 foram 54 (2008), 53 (2002), 51 (2003) e 47 (2007).


Nos demais períodos entre 2001 e 2011 a média teve pequenas variações, mas permanecendo na média de 25 casos por ano.


O pior disso tudo é que mesmo sem um levantamento específico dos casos registrados é notório que a maior parte dos casos envolve motocicletas, normalmente furtadas para depois de desmanchadas terem suas peças trocadas por drogas.


Mas no caso das drogas que somente neste ano o governo começou a divulgar através do endereço eletrônico da secretaria, anda não há números relativos a anos anteriores para serem comparados.

Porém, um levantamento realizado recentemente por esta Folha indica que a quantidade de casos cresce ano a ano.

Além disso, embora mantendo a média de aproximadamente 800 casos dos últimos anos, é por causa do tráfico de entorpecentes que aumentam também os casos de furtos e até roubos às pessoas.


Os dados são relativos aos registros feitos no antigo 1.º Distrito Policial (DP), extinto no final de março de 2011, e na Delegacia de Polícia do centro, denominada no setor por Delegacia do Município.


Também de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, do total de 78 ocorrências envolvendo furto ou roubos de veículos, apenas nove delas foram registradas pelo antigo 1.º DP, todas de furtos.


Por outro lado foram registrados 732 furtos praticados contra pessoas ou patrimônio e 66 roubos, neste caso 11 a mais do que no ano de 2010.


Preocupante também é o total de ocorrências de tráfico de entorpecentes. No total foram registrados 87 casos, grande parte envolvendo menores de idade.


A rigor a única tipificação de crime que ficou abaixo da média apurada a partir de 2001 foi de homicídio doloso. Nesse caso foram apenas dois registros contra a média superior a 3 anuais, ou seja, a média anual foi a dízima periódica 3,33.


Por outro lado, foram 15 mortes registradas no trânsito, a maioria nas rodovias que cortam o município como a Assis Chateaubriand, SP-425, e Armando de Salles Oliveira, SP-322, ambas já chamadas de Rodovias da Morte devido ao grande número de mortes registradas.


Já em relação aos crimes praticados contra criança ou mulher, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) registrou 12 estupros.


Quer dizer, em Olímpia está sendo registrada uma vítima desse tipo de crime por mês.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas