06 de setembro | 2010

Folha encontra 4 nomes de pessoas vivas em ruas e próprios municipais

Compartilhe:
 

A reportagem desta Folha encontrou, na tarde desta sexta-feira, dia 3, quatro nomes de pessoas vivas denominando próprios públicos e ruas de Olímpia. Em todos os casos, a denominação se deu através de leis sancionadas pelo ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, através de projetos de leis aprovados pela câmara municipal.

O primeiro caso foi em 2001, quando o projeto de lei 3.365, de autoria do ex-vereador Vicente Augusto Baptista Paschoal, Guga, transformado na Lei 2.885, do dia 5 de setembro de 2001, que deu a denominação de Alameda Professora Tina Riscali a via que liga a avenida Menina-Moça à rua Bruno Riscali, margeando o lado oeste do Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna. Quer dizer, dois acessos aos estacionamentos internos do recinto.

Depois, em 2002, a área onde são montados os palcos oficiais dos festivais do folclore e tem as arquibancadas do recinto, passou a ser denominada de Espaço Cultural Professora Maria Aparecida de Araújo Manzolli.

O nome da atual coordenadora dos Festivais, também foi instituído no governo do ex-prefeito Carneiro, através da Lei 2.964, do dia 9 de abril de 2002, originada pelo projeto de lei 3.464, também de autoria do ex-vereador Guga.

Na sequência cronológica, em 2003, foi inaugurada a Sala de Imprensa Dr. Silvio Roberto Bibi Mathias Netto, na câmara municipal. O nome de Bibi foi levado também por Carneiro através da Lei 3074, do dia 29 de agosto, originada em projeto de lei 3.596, do vereador João Baptista Dias Magalhães.

Finalmente, conforme foi confirmado também na tarde desta sexta, tem a homenagem feita a ex-secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Izabel Cristina Reale Thereza, cujo nome foi dado à uma rua da cidade.

Nesse caso, através do projeto de lei 3.949, do vereador Dirceu Bertoco, o ex-prefeito sancionou a Lei 3.275, de 15 de junho de 2007, dando o nome de  Reale à então rua Projeta 1, localizada no Jardim Augusto Zangirolami, conhecido por CDHU III, na zona norte da cidade.

RECINTO
Porém, apenas a título de relembrar, o próprio recinto do folclore já teve o nome de pessoa ainda em vida. Foi através da Lei 1.847, do dia 19 de dezembro de 1986, que outorgou o nome do ex-prefeito Wilson Zangirolami à Praça das Atividades Folclóricas da cidade.

Como se recorda, essa denominação prevaleceu até o dia 10 de fevereiro de 1999, quando alguns dias após o falecimento do professor José Sant’anna, o ex-prefeito José Fernando Rizzatti denominou o local com o nome do idealizador e criador do Festival do Folclore (Fefol).

Isso ocorreu através da Lei número 2.723, originada pelo projeto de lei 3.074/97, de autoria do ex-vereador Guga, quando o local passou a ser denominado por Recinto de Exposição e Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas