20 de janeiro | 2019

Fernando Cunha confirma solução da falta de água na zona leste até o final deste ano

Compartilhe:

O prefeito Fernando Cunha confirmou na manhã da quinta-feira, 17, que a solução definitiva para o antigo problema da falta de água na zona leste da Estância Turística de Olím­pia, vai ocorrer até o final deste ano. A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração da pedra fundamental do Jardim Residencial Vida Nova Olímpia 2, pela Construtora Pacaembu, evento que marcou o início das obras do novo bairro planejado da cidade.

“Na área de saneamento básico não poderia deixar de dizer do grande investimento que está sendo feito. Nós estamos concluindo a perfuração de um grande poço profundo para atender este lado da cidade. Aqui na zona leste ficou sendo abastecido por poços pequenos, uma infinidade deles”.

Cunha explicou a localização desse poço profundo: “Nós estamos com 800 metros. É um poço ao lado do rio Cachoeirinha que vai abastecer toda essa região. Esse poço deverá produzir o equivalente a 50 poços desses que a gente tem abastecido. Esse, sozinho, vai abastecer com água pura, água igual ou melhor do que a água mineral de prateleira de supermercado”.

De acordo com o prefeito, são 70 metros de solo. Depois, são mais 800 metros de basalto. “O basalto é uma rocha sã, igual essa de fazer concreto, de fazer pavimento. São perfurados 30 metros por dia. Esse basalto de 800 metros é o que protege o Aquífero Guarani. Ele blinda o aquífero para não haver contaminação da água”.

Além disso, depois da camada de basalto começa o arenito. “Que é uma rocha porosa onde está essa água. Aí nós perfuramos mais cerca de 100 metros no arenito, colocamos os filtros, inserimos uma bomba e a água sai do arenito. Então, a água virá de mil metros de profundidade”.

Segundo o prefeito, essa água vai atender toda a zona leste da cidade. Segundo o prefeito, nessa semana foram abertas as propostas com dados técnicos para o reservatório, adutora e a distribuição da água que vem resolver o problema da zona leste. “Então, essa região da cidade estará muito bem atendida com a água. Espero que até o final desse ano a gente tenha isso concluído”, reforçou.

Também de acordo com o prefeito, a zona leste é a região da cidade onde está ocorrendo um grande crescimento populacional de Olímpia, sem que as administrações passadas se preocupassem com o abastecimento de água, principalmente. “O maior número de habitantes está aqui nessa região. Por isso, estamos tomando essas providências todas”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas