24 de setembro | 2017

Falta de chuva em Minas já prejudica Rio Grande

Compartilhe:

A falta de chuva em grande parte do Estado de Minas Gerais, mais precisamente na serra da Man­tiqueira, já está prejudicando o nível de água do nosso rio Grande, inclusive fazendo diminuir sensivelmente o espelho de água da chamada barragem de Marimbondo, em Icém, na ponte Mendonça Lima.

Mas a mesma situação já se verifica na região da ponte Gumercindo Penteado, também na divisa com o estado mineiro, mas chegando por Frutal.

Por isso, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo está com apenas 23% da capacidade, quando o esperado era 45% para esta época.

Em vários pontos do leito do rio, já começam a surgir ilhas e se o volume de água continuar caindo peixes podem ficar presos nas ilhotas.

Em março, o nível da água na hidrelétrica chegou a 80%, segundo o Operador Nacional do Sistema. A hidrelétrica apresenta um dos níveis mais baixos da região sudeste do país. Também o tempo seco muda cenário e reservatório de usina em Pereira Barreto recua 70 metros.

Já a hidrelétrica de Água Vermelha, localizada em Ouroeste (SP), está operando em nível de 37% e a hidrelétrica de Ilha Solteira é onde a situação é mais tranquila, operando em 74%, a maior capacidade da região noroeste pau­lista.

De acordo com especialistas, o nível em Ilha Solteira está alto devido à sua localização estratégica. A hidrelétrica fica no rio Paraná e é formada pelos rios Grande e Paranaíba, que recebem, ainda, do rio São José dos Dourados.

ENERGIA ELÉTRICA

Ainda de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia hidrelétrica não foi afetado com o baixo nível de água por causa do sistema brasileiro. Se a energia está baixa, ela é compensada em outra região do país que fornece a energia para o local defasado.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas