21 de março | 2020

Exame do primeiro suspeito dá negativo para coronavírus

Compartilhe:

EVOLUÇÃO DAS SUSPEITAS!
A partir de agora só serão feitos exames em casos graves com internação.

Olímpia passou de 4 para 7 casos suspeitos dos dias 17 para 18 e estabilizou até sexta-feira, 20.

Os casos suspeitos que começaram a aparecer em Olímpia no dia 09 de março e chegaram a quatro no dia 17, no outro dia, 18, foi para sete, permanecendo estabilizado até sexta-feira, 20, quando chegou o primeiro resultado de exame mostrando que o primeiro caso deu negativo. De agora, para frente, no entanto, apenas serão realizados exames nos casos considerados graves e com internação.

No boletim emitido no final da tarde de sexta-feira, 20, a secretaria de Saúde de Olímpia esclareceu que o Instituto Adolfo Lutz (IAL) descartou o primeiro caso suspeito do Covid-19 na cidade. Tratava-se de uma paciente de 34 anos.

Com a divulgação do resultado, a secretaria monitora seis casos SUSPEITOS no município. No total, são quatro mulheres de 30, 36, 57 e 59 anos; e dois homens de 39 e 45 anos. Todos os pacientes passam bem, estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Os exames dos pacientes estão sob análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Por outro lado, a prefeitura também informou que de acordo com a Resolução SS-28, de 17 de março de 2020, publicado no diário oficial do Estado de São Paulo, nº 54, de 19 de março de 2020, os exames a partir de agora serão apenas realizados em pacientes internados graves ou críticos. Somente será alvo de notificação pacientes com síndrome respiratória aguda grave que forem internados.

O primeiro caso foi divulgado através de nota para a imprensa na tarde de segunda-feira, 10, confirmando que a Saúde local tinha sido notificada de um caso em que a pessoa teve contato com um parente que mora em Ribeirão Preto e esteve em viagem ao exterior.

Segundo a nota, a Secretaria de Saúde de Olímpia recebeu, na segunda-feira (09), uma única notificação suspeita do novo coronavírus (Covid-19) em residente do município. Trata-se de uma mulher, de 34 anos, que relatou ter tido contato com uma prima que esteve na Europa e reside em Ribeirão Preto.

“Por apresentar alguns sintomas da doença, a paciente procurou por atendimento médico em um serviço de saúde, foi transferida para Barretos, onde foi realizada a coleta de exames, e recebeu alta hospitalar. Como medida preventiva, enquanto aguarda o diagnóstico, a pessoa permanecerá em isolamento domiciliar. Os resultados devem ficar prontos nos próximos dias pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual de referência para o diagnóstico ou descarte da doença”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas