30 de setembro | 2012

Ex-comandante de Barretos transferido para área de Rio Preto

Compartilhe:

O ex-comandante do 33.º Batalhão da Polícia Militar de Barretos, tenente coronel Naby Affiune, foi transferido para a área do Comando de Policiamento do Interior (CPI) de São José do Rio Preto. Consta que contra ele o CPI de Ribeirão Preto teria aberto um processo investigatório para apurando um eventual abuso de autoridade que teria praticado contra policiais militares da região, principalmente de Olímpia.

No entanto, nenhuma informação sobre um relatório do processo investigatório ainda foi divulgada. O que se sabe é que segundo publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE), da quarta-feira desta semana, dia 26, caderno Poder Executivo, Seção II, ele foi transferido por conveniência do serviço. “Na presente data (…) o Ten Cel PM 830608-7 Naby Affiune, do 33º BPM/I, para o CPI-5, cessando sua condição de adido ao CPI-3”, consta em trecho da publicação.

Segundo foi apurado no início de julho, embora extraoficialmente, algumas situações geradas pelas decisões e atos do comandante teriam sido sanadas pelo comando em Ribeirão Preto, dentre elas as transferências de três policiais que trabalham em Olímpia há vários anos para outras cidades.

A decisão teria sido adotada por Affiune, logo que assumiu o comando do 33.º Batalhão, ao qual a Companhia de Olímpia que engloba as cidades da microrregião (comarca), por motivação pessoal pelo que consta.

A investigação teria sido motivada por uma denúncia formulada pela Comissão de Direitos Humanos dos Policiais de São Paulo, que teria recebido reclamação de mais de 40 policiais de Olímpia, Barretos e Bebedouro, que teriam procurado o departamento jurídico do órgão.

Segundo pelo menos uma informação não confirmada, o comandante teria se referido a, pelo menos um dos policiais, na frente de praticamente uma centena de pessoas, recentemente, referindo-se ao mesmo como lixo inútil, entre outras coisas relacionadas à vida pessoal do policial.

Na ocasião, a presidente da Comissão de Direitos Humanos dos Policiais de São Paulo, Adriana Galdeano Borgo, foi procurada para que fosse possível obter mais informações.

Mas embora não tivesse negado nenhum dos questionamentos apresentados pela reportagem, Adriana Borgo apenas alegou que preferia não comentar a questão naquele momento.

Como se recorda, o tenente coronel Nabi Affiune assumiu o comando do 33º Batalhão, que abrange 19 municípios, no dia 11 de maio, mas já estava designado desde o dia 26 de março.

Ainda com a patente de capitão, ele exerceu a função de comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar sediada em Olímpia.

COMANDO NOVO

Por outro lado, o tenente-coronel Luis Henrique Usai, foi nomeado oficialmente para o comando do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), em Barretos, que abrange 19 municípios (inclusive Olímpia). A nomeação foi publicada junto com a transferência de Affiune.

O novo comandante, inclusive, realizou uma reunião na manhã da quinta-feira desta semana, dia 27, com policiais militares da 2.ª Companhia local, responsável pelo policiamento na microrregião de Olímpia.

O encontro foi realizado na sede da 74.ª Subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Olímpia. No entanto, não foi divulgada a pauta da reunião, mas se depreende que foi para traçar objetivos do trabalho a ser realizado.

Participaram da reunião os policiais militares que prestam serviços nos município de Altair, Cajobi, Embauba, Guaraci e Severínia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas